No dia 27 de janeiro será lembrado o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Para homenagear esta data a Federação Israelita do Estado de São Paulo e a Congregação Israelita Paulista (CIP), em parceria com a Confederação Israelita do Brasil (Conib) promoveram na CIP, na noite desta segunda-feira um ato solene, com presença de sobreviventes e de lideranças políticas, religiosas e diplomáticas.

Dentre os presentes estavam, a Senadora Marta Suplicy (PMDB – SP), o Presidente da Assembléia Legislativa, Deputado Fernando Capez (PSDB), o Deputado Estadual, Coronel Telhada (PSDB), o Vereador, Gilberto Natalini (PV), João Dória, Presidente do Lide, Marcos da Costa, Presidente da OAB/SP, os Cardeais D. Odilo Scherer e D. Raymundo Damasceno, Clara Ant, Diretora do Instituto Lula, o ex-ministro Celso Lafer e Cônsules de mais de quinze países.

A solenidade conduzida pelos rabinos Michel Schlesinger e Ruben Sternschein contou com o acendimento de seis velas em homenagem aos seis milhões de judeus assassinados. Também foi lembrado o legado de Ben Abraham Z”L e Aleksander Laks Z”L, que faleceram em 2015, de nunca se deixar esquecer esta atrocidade.

Representando os cerca de 20 sobreviventes que participaram do ato, Rachela Gotthilf relatou os horrores que presenciou no Holocausto e alertou para a reedição do livro Mein Kampf de Adolf Hitler. “Eu vi com os meus próprios olhos o sangue vermelho com explosões no Gueto de Varsóvia. Eu vi levarem minhas amigas. Eu senti o cheiro das câmaras de gás. Sinto a obrigação moral de contar ao mundo e dizer em voz alta: eu estive lá. Peço a vocês, cidadãos do mundo, para que interfiram com tudo o que é possível para impedir a reedição deste livro”, disse.

Bruno Laskowsky, presidente da Federação em seu discurso falou sobre a importância de lembrar esta data, pois não é apenas um tema judaico e sim universal: “As testemunhas vivas estão indo embora. Eles nos deixaram uma obrigação. Nossa obrigação é com a juventude.”… “O Dia Internacional da Lembrança do Holocausto obriga a todos nos a pensar qual é o nosso papel, o que nos devemos fazer, como construir um mundo com mais paz, aqui, no Oriente Médio e em todas as partes.” declarou.

A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou, em 2005, uma resolução em que institui o dia 27 de janeiro como o Dia Internacional de Recordação das Vítimas do Holocausto. Em São Paulo, uma lei municipal de autoria do vereador Floriano Pesaro estabeleceu a mesma data, a partir de 2010, para recordar e homenagear as vítimas do Holocausto.​

 

CIP_V CIP_IV

CIP_IICIP_III