A criminóloga e escritora Ilana Casoy foi homenageada pela Na’amat Pioneiras São Paulo na comemoração do Dia Internacional da Mulher, que lotou a Sede da Organização, no dia 08 de março.

Graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e especializada em criminologia pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, Ilana Casoy tem treinamento em investigação e perícia forense em casos de homicídio pelo US Police Instructor Teams e em perícia em local de crime pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoas (DHPP).

Considerada a maior especialista em serial killers do país e autora de quatro livros, Ilana contou como resolveu escrever sua primeira obra, “Serial Killers – Made in Brasil”, ao detectar que não havia praticamente nenhuma literatura em português sobre o assunto.

Ela falou sobre os diversos casos e forças-tarefa dos quais participou, como os casos Richthofen (que deu origem ao livro “O Quinto Mandamento”), Nardoni, O Monstro do Ceasa, o Trio de Canibais de Garunhuns, Radiola e O Monstro da Plataforma. “As situações biológicas, sociais e psicológicas contribuem para o agravamento dos casos, que costumam ser coerentes com o passado dos criminosos, os quais geralmente vêm de um lar desestruturado e tiveram uma infância conturbada”.

“As pessoas costumam ter tolerância com o que é belo e repudiam o feio”, disse Ilana ao se referir ao serial killer Ted Bundy, que deu origem ao personagem de Bruno Gagliasso na série “Dupla Identidade”, na qual ela atuou como consultora. Ilana disse já ter sofrido ameaças, mas que sua curiosidade é maior que seus medos, e finalizou sua apresentação declarando que : “uma vida que você já salvou vale por todas as lagrimas que você derramou”.

Muito aplaudida pelas chaverot, Ilana recebeu uma placa das mãos de Leonor Szymonowicz, presidente da Na’amat Pioneiras São Paulo e se disse muito honrada com a homenagem no Dia Internacional da Mulher.

 

NA'MAT_MULHER NA'MAT_MULHER_I