A Federação Israelita do Estado de São Paulo, em parceria com a Conib e o Fundo Comunitário, realizou em sua sede, nesta quinta-feira, 31 de março, um café da manhã com lideranças da comunidade judaica, marcando o encerramento da agenda no Brasil do Embaixador de Israel na ONU até 2015, Ron Prossor.

No encontro intimista, Prossor, que foi um dos responsáveis pelo estabelecimento das relações diplomáticas entre Israel e os países da antiga União Soviética, e que supervisionou a retirada de Gaza em 2005, debateu temas como o caso da flotilha, o diálogo de Israel com os países árabes, a importância das relações econômicas para reforçar os laços políticos, a problemática com os palestinos, as resoluções do conselho de segurança sobre o programa nuclear iraniano, bem como as relações de Israel com os Estados Unidos e Rússia e também a questão envolvendo o Embaixador Dani Dayan.

O Embaixador também manifestou seu desejo em criar um grupo de porta-vozes, com alto conhecimento sobre Israel, que pudessem viajar pelo mundo mostrando um pouco do que é Israel, e combatendo toda deslegitimação que é feita contra o Estado Judaico.

Sobre sua primeira visita ao Brasil, destacou: “encontrei uma comunidade com muita energia e paixão por Israel e me senti muito conectado. Agradeço e tenho muito respeito por tudo que vocês estão fazendo por Israel”.

O presidente da Fisesp, Bruno Laskowsky, frisou a honra em receber na sede da entidade alguém que está fazendo a diferença em nome da comunidade judaica. Já o presidente da Conib, Fernando Lottenberg, reforçou a importância das entidades locais trabalharem de maneira conectada e da construção de pontes com figuras do cenário diplomático, para estarmos prontos quando as próximas crises chegarem.

 

Ron_Prosor_I                                                      Ron_Prosor_II