Henry Gherson, assessor executivo da Federação Israelita do Estado de São Paulo, esteve na Sede da Na’amat Pioneiras São Paulo, no dia 03 de maio,  onde deu um panorama geral sobre o que a juventude judaica vem fazendo para lembrar o Yom Hashoá, dia do Holocausto e o Heroísmo, quando se honra a memória dos seis milhões de judeus assassinados pelos nazistas durante a Segunda Guerra.

Henry falou sobre os diversos movimentos juvenis (tnuot) e universitários, do papel do Conselho Juvenil Sionista e apresentou um filme que mostra como os jovens vem trabalhando o tema da Shoah. Ele também deu detalhes sobre o novo projeto da Fisesp para trabalhar o tema do Holocausto durante todo o ano,  através de encontros, palestras, atos, atividades em escolas judaicas e não judaicas, visitas ao interior do Estado, Marcha da Vida Regional e apresentação teatral.

“O que a juventude quer? O que aprendemos com a Shoah? O que podemos fazer como jovens para termos um futuro melhor?  Estas são as perguntas para as quais os jovens buscam respostas. Eles já sabem o que foi a tragédia do Holocausto e hoje querem assumir o papel da mudança e da coexistência”, frisou Gherson. “Se queres chegar onde a maioria não chega, terás que fazer o que a minoria não faz”, complementou.

Após a apresentação, a chaverá Klara Kielmanowicz, acendeu as velas pelos seis milhões de judeus mortos, juntamente com a presidente Leonor Szymonowicz, o convidado Henry Gherson e as chaverot Rachel Brand, Julieta Tabacnik, Léia Vaidergorn e Sabina Lisak, frisando a a importância de honrarmos a memória dos mortos no Holocausto.

 

Henry_II