Ex-madrichim da CIP em parceria com a Missão Paz, projeto de acolhimento de imigrantes da Paróquia Nossa Senhora da Paz, criaram um projeto de walking tour para refugiados recém-chegados ao Brasil. Os jovens conduzirão passeios mensais a pontos turísticos da cidade de São Paulo, desenvolvendo assim, a autonomia dos participantes e oferecendo a eles um maior contato com a cultura nacional.

O primeiro encontro do projeto, que contou com a participação de angolanos, congoleses, ganenses, nigerianos, serra-leoneses, e togoleses, teve como destino o Parque Ibirapuera. O grupo, formado por 7 mulheres, 15 homens e 12 crianças, explorou o parque e participou de uma atividade de interação desenvolvida e conduzida pelos jovens da Congregação. O passeio foi encerrado com um belo piquenique.

Um dos jovens angolanos agradeceu aos jovens da CIP: Merci pour la générosité. J’ai passé effectivement une journée dénommée “en or” – Obrigado pela generosidade. Realmente tive um dia “de ouro”.

“Cada um deles explicou como e por que chegaram ao Brasil. Alguns fugindo da guerra, outros em busca de uma vida melhor, mas todos enxergando o Brasil como um país de grandes possibilidades de crescimento”, comentou Ana Karlik, coordenadora de projetos da Juventude da Congregação.

“É inevitável lembrar de nossa própria história, quando há apenas duas gerações éramos nós que aqui chegávamos. Os jovens da CIP estão fazendo um trabalho riquíssimo e de grande importância”, completou Ana.

 

CIP_III

 

CIP_II