hassefa01
Visita especial ao túmulo de Shimon Peres no Monte Herzl

Após uma semana de importantes encontros e debates na Hungria e Israel, os participantes da oitava edição da “Hassefá Ba´Aretz” encerraram a programação com uma visita especial ao túmulo de Shimon Peres no Monte Herzl, local onde também estão enterrados os pioneiros sionistas de Israel.

Hassefá Ba’Aretz foi criado pela Federação Israelita para reforçar a ligação entre os líderes voluntários e os profissionais da comunidade judaica de São Paulo com o Estado de Israel. Esse objetivo é conseguido por meio de uma missão na qual a liderança cobre os temas mais críticos na agenda do povo judeu e de Israel e inclui uma visita prévia às nações onde os judeus têm presença significativa.

A primeira etapa da missão foi a viagem à Hungria, onde a delegação teve contato direto com os problemas enfrentados pela comunidade judaica local e visitou locais importantes como a Grande Sinagoga de Budapeste.

Em Israel, o grupo reuniu-se com importantes personalidades das áreas política, econômica, religiosa, científica, militar e acadêmica. Um dos pontos altos foi o encontro com o prefeito de Jerusalém, Nir Barkat, um grande empreendedor israelense que trocou o mundo dos negócios pela política.

Os deputados Manuel Trachtenberg (nascido na Argentina, do Partido Trabalhista) e Anat Berko (Likud) e Ahmed Tibi (lista dos partidos árabes) também encontraram a delegação. Tibi afirmou que, mesmo com a criação do Estado Palestino, seguirá vivendo em Israel, pois foi lá que nasceu.

hassefa06
Com o deputado Manuel Trachtenberg do Avodá

Também encontraram o prefeito de Raanana, cidade próxima a Tel Aviv, que acolhe um grande número de imigrantes. Em seguida, foram recebidos pelo empresário Michel Abadi e sua esposa Caroli, que comandam o Beit Brasil, uma casa para ajudar os brasileiros recém-chegados. Os olim hadashim (novos imigrantes) puderam contar à delegação da Hassefá como é a experiência e as dificuldades de viver em Israel e quais ajudas recebem. No último ano a imigração triplicou, passou de 250 para 800 pessoas por ano.

Prefeito de Ranana falou com a delegação
Prefeito de Ranana falou com a delegação

Outro momento interessante da viagem foi perceber o grande salto tecnológico dado por Israel desde a sua fundação. Em 70 anos, passou de um país agrário para uma startup nation. Estima-se que, para cada 2000 mil habitantes, exista uma startup.

O grupo também visitou os territórios palestinos, onde os participantes puderam conhecer a cidade de Rawabi, conversar com o representante palestino Bashar Al Masri e encontrar com o Embaixador brasileiro em Ramallah, Francisco Mauro.

hassefa07
Participantes tiveram um panorama das start-ups israelenses

Para o Presidente da Federação, Bruno Laskowsky, o programa é fundamental para as lideranças comunitárias: “essa viagem é uma imersão de estudos que reforça os laços e compromissos com o judaísmo, com o Estado de Israel e a com vida contemporânea da diáspora.”

Informações e fotos: Mona Dorf e Ricardo Berkiensztat