Atleta paralímpico fala aos alunos do Colégio I. L Peretz

181

Fernando_Fernandez_IIINesta quarta-feira, o Colégio I. L. Peretz recebeu o paratleta Fernando Fernandes para um bate-papo com os alunos do 9º ano do Fundamental II ao Ensino Médio sobre toda sua trajetória, desde que sofreu o acidente em que perdeu o movimento das pernas até os dias atuais, como campeão mundial de canoagem. O coordenador de Educação Física, Pedro Amadeu, foi professor de Fernando ainda menino e o convidou para falar sobre a canoagem aos jovens.
O atleta conta que a canoagem o escolheu. Durante a reabilitação, viu que estava ali uma oportunidade para se readaptar à nova vida. “Sempre fui um esportista e me destacava. Na reabilitação, vi que usavam o esporte como um método de readaptação e também como uma forma de entretenimento”, disse. E prosseguiu: “A opção por canoagem deve-se ao fato que ela me dava a sensação de liberdade e de que podia me sentir igual a qualquer outra pessoa.”
Ele conta que o início foi duro. “Era e ainda é um esporte pouco conhecido. Para ganhar confiança de patrocinadores, precisei chamar atenção para mim. Assim, saltei de paraquedas, pilotei motocross, surfei…”. Hoje, conta com oito grandes patrocinadores e viaja o mundo competindo. Aliás, no próximo mês embarcará para a Alemanha para as eliminatórias, onde disputará com um brasileiro – inclusive um de antigo aluno – a vaga para representar o Brasil na canoagem paralímpica.
Os jovens ficaram surpresos quando ele relatou que seu primeiro grande desafio foi participar da São Silvestre e o quanto “apanhou” para cruzar a linha de chegada. “ Não me importava como, mas tinha de completar a prova! ”.
Fernandes bota muita fé em sua participação no Rio 2016, e pretende ajudar para que o Brasil suba do 7º lugar para o 5º nas Paralímpiadas.
Mas, enquanto estão ainda rolando treinos e eliminatória, no Peretz, os alunos estão vivenciando uma série de práticas esportivas, entre elas a canoagem.
Paralelamente, seus alunos experimentarão a corrida com olhos vendados e o futebol de cinco, modalidades que são praticadas por deficientes visuais.
No dia 25 de abril, a Escola recebe a atleta da seleção brasileira de atletismo Thaíssa Barbosa Presti, que virá acompanhada pelo técnico José Roberto Regino, que a revelou no Colégio e acreditou em seu potencial, para falar com os 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II.
Pedro Amadeu e a equipe de Educação Física estão desenvolvendo atividades esportivas não tão difundidas no País como o rugby, badminton, tênis, hóquei entre outras.
“As Olímpiadas e os Jogos Paralímpicos são excelentes oportunidades para mostrar que o esporte está ao alcance de todos, basta ter coragem, determinação e esforço”, finaliza Amadeu.

 

Fernando_Fernandez_II