PALESTRANTE

Como se preparar para ajudar mais pessoas a enfrentar seus próprios desafios em tempos de crise? Buscando uma reflexão profissional para os dias atuais, aconteceu no dia 19 de maio, no Auditório da Congregação Israelita Paulista (CIP), o I Seminário Socioassistencial das Entidades Judaicas de São Paulo.

Voltado para profissionais que atuam na área socioassistencial, o Seminário contou com a participação do Dr. Jacob Pinheiro Goldberg, psicólogo, advogado e assistente social, que falou sobre “saúde emocional”, do rabino Ruben Sternschein, que abordou o tema “moral e ética”, da consultora do SEBRAE, Claudia Lopes da Silva, que discutiu o tema “economia criativa e a readaptação da vida” e da consultora Alzira Silva que deu dicas sobre “educação financeira”, tema no qual é especialista.

SUELI_IITendo como pano de fundo uma históra do Rabi Akiva, o rabino Michel Schlesinger, que abriu o evento, falou sobre como a falta de solidariedade pode matar uma sociedade. Ele também destacou a importância e o know how desenvolvido pelas entidades judaicas para ajudar judeus vítimas de perseguição, e do trabalho inicial da CIP de absorver judeus alemães perseguidos pelo nazismo, e de como eram acolhidos por um representante assim que chegavam ao Porto de Santos. “Em um momento de crise como o que estamos vivendo é muito difícil conseguir mobilizar as pessoas para ajudarem, seja com doações ou trabalho voluntário. É neste momento que nossa solidariedade é desafiada, pois quem já precisava de ajuda, vai necessitar de mais ainda”, destacou.

Para o presidente executivo da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Ricardo Berkiensztat, “estamos vivendo um momento de radicalismo e extremismo, onde as pessoas não se toleram e nem se respeitam. Enquanto a democracia existir, temos o direito de pensar diferente. Como instituições organizadas, temos que mostrar que no judaísmo a discussão enriquece e faz crescer. Nosso povo sempre primou por ter grandes pensadores e temos o papel de refletir e de dar um pouco mais de esperança aos nossos assistidos, buscando uma sociedade mais justa”.

O Dr. Jacob Pinheiro Goldberg validou a iniciativa da Fisesp: “Seminários dessa ordem correspondem a uma demanda moderna de responder de forma científica aos conflitos sociais. O Brasil precisa passar da época do paternalismo e do corporativismo para um conceito pragmático de instrumentalização das necessidades dos despossuídos. É preciso mobilizar a comunidade para termos uma sociedade melhor”.

O I Seminário Socioassistencial das Entidades Judaicas foi organizado pelo Fórum dos Técnicos da Área Assistencial da Fisesp com apoio da Telex, Federação Israelita do Estado de São Paulo e da Congregação Israelita Paulista (CIP).

michelRICARDO