shimonpereseventoA comunidade judaica lotou o Teatro Anne Frank de A Hebraica, neste domingo, 09 de outubro, para prestar sua homenagem a um dos maiores ícones da História israelense: o ex-presidente e Prêmio Nobel da Paz Shimon Peres, que faleceu aos 93 anos no dia 28 de setembro.

A homenagem, conduzida pela jornalista Mona Dorf, contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o cônsul de Israel em São Paulo, Dori Goren, o secretario Floriano Pesaro e os vereadores Gilberto Natalini e Daniel Annemberg.

Os presidentes Avi Gelberg, de A Hebraica, Claudio Bobrow, do Fundo Comunitário, Fernando Lottenberrg, da Conib, Bruno Laskowsky da Fisesp, Claudio Lottenberg, do Hospital Israelita Albert Einstein, além do cônsul Dori Goren e do secretario Floriano Pesaro, subiram um a um ao palco e relataram suas impressões sobre este grande líder que ajudou a construir o Estado de Israel e era considerado um dos protagonistas das tentativas de paz com seus vizinhos.

Em seus discursos, todos destacaram Peres como um visionário e um exemplo de judeu que trabalhou para que o povo judeu pudesse ter um país. Ao mesmo tempo em que era uma voz de moderação em um mundo cada vez mais intolerante, ajudou a construir a indústria de defesa de Israel, com projetos militares e o programa nuclear israelense. Entusiasta das novas tecnologias, era um sonhador lucido e eloquente, cuja voz mansa e inteligente deve continuar a ecoar.

O evento contou ainda, com a leitura de um poema, pela diretora da Agência Judaica, Revital Poleg, que integrou a equipe de Peres, e da apresentação do chazan Avi Busrzstein, que emocionou a todos ao entoar “Avinu Malkeinu”.

Como sua última homenagem, o público deixou o Teatro cantando o Hatikvá, o hino de Israel, e fez fila para assinar o livro de condolências.