KKL- Keren Kayemet LeIsrael comemora 115 anos de vida

461

19 de tevet no calendário Judaico corresponde este ano a 17 de fevereiro no calendário gregoriano. Data que marca o aniversário de 115 anos do KKL- Keren Kayemet LeIsrael, mais antiga e maior organização ambiental não governamental do mundo.

Nesta data, em 1878, foi cavado o primeiro sulco na terra de Israel, em Petah Tikva. 23 anos depois, em 1901 durante o 5º Congresso Sionista realizado na Basiléia, foi fundado o KKL – Keren Kayemet LeIsrael.

Na medida em que o tempo passou, a organização foi se reinventando para poder atender às novas necessidades do país. Hoje, o trabalho do KKL para a terra e o povo de Israel é organizado em torno de três projetos e atividades interdependentes sob os títulos de Sustentabilidade, Periferia e Educação.

“Devido ao apoio de amigos do KKL por todo o mundo, o Keren Kayemet LeIsrael vem transformando as paisagens de Israel, e colaborando com a melhoria de condição de vida em muitos outros países. Graças ao KKL, Israel continuara a ser o único país do mundo que encerra cada ano com mais árvores plantadas”, declara o presidente do KKL Brasil, Eduardo El Kobbi.

O KKL Keren Kayemet LeIsrael é a mais antiga e maior organização ambiental não governamental do mundo, fundada em 1901, com a proposta de se criar um fundo nacional à fim de comprar terras onde hoje é Israel. Desde o seu início, e ao longo de seus 115 anos de existência, o KKL liderou um projeto florestal sem precedentes, que transformou uma terra desolada em um maravilhoso país verde. Mais de 240 milhões de árvores foram plantadas ao longo dos anos.