Interchange: Missão de parlamentares brasileiros à Israel

215

Durante a última semana a Federação Israelita/SP, a Conib junto ao Projeto Projeto Interchange do American Jewish Committee promoveram um seminário de líderes políticos brasileiros em Israel, com o objetivo de conhecer como funciona a rotina e o sistema político do país. O grupo de líderes é composto pelos senadores Ana Amélia Lemos (PP/RS), Humberto Costa (PT/PE), Jorge Viana (PT/AC), Katia Abreu (PMDB/TO) e Ricardo Ferraço (PSDB/ES) e pelos deputados federais Bruna Furlan (PSDB/SP), Pedro Vilela (PSDB/AL) e Eduardo Cury (PSDB/SP).

No primeiro dia da viagem encontraram em Yaffo o jornalista Henrique Cymerman que comentou sobre o cenário político atual israelense. Também visitaram um centro de integração, que convivem juntos Árabes e Israelenses e sobrevoaram o Norte do país até o Monte Bental, na fronteira com a Síria, onde conversaram com o Coronel Nitzan Nuriel sobre o que acontece no país vizinho.

Já no último dia 22, conheceram o novo Embaixador de Israel no Brasil Yossi Shelli, além de um encontro com o entreposto de Keren Shalom na fronteira de Israel com a Faixa de Gaza, onde puderam entender sobre a entrada e saída de mercadorias deste território. No dia seguinte visitaram a Knesset com o deputado Manuel Trachtemberg, de oposição, e com o ministro de energia, Yuval Steinitz, os parlamentares conheceram também uma planta de dessalinização de água.

Fechando a semana, puderam visitar a Suprema Corte de Israel, recebidos pelo Juiz árabe-cristão, Salem Jubran. E por fim, realizaram uma visita à Ramallah, que marcou o último dia de visitas dos parlamentares, recebidos pelo Primeiro Ministro Palestino Rami Ramdallah. Fechando o programa, visitaram a Cidade Velha de Jerusalém.

“Viagens como esta são fundamentais para mostrar a complexidade de Israel e seus vizinhos. Com certeza, os senadores e deputados são mais sensíveis aos temas aqui roçados”, disse Ricardo Berkiensztat

A delegação de deputados e senadores foi acompanhada pelo presidente executivo da Federação Israelita, Ricardo Berkiensztat, Fernando Lottemberg, presidente da Conib e Muriel Asseraf do AJC.