Revista cadernos Conib debate caminhos para o combate à intolerância

133

Chegando à sua quarta edição, a publicação procura mostrar não apenas a contribuição dos judeus aos debates e aos temas centrais da sociedade brasileira, como igualmente a diversidade de opiniões e o espírito democrático da comunidade judaica

Chegando à sua quarta edição, a revista Cadernos Conib procura mostrar não apenas a contribuição dos judeus aos debates e aos temas centrais da sociedade brasileira, como igualmente a diversidade de opiniões e o espírito democrático da comunidade judaica.

Cadernos Conib nº 4 apresenta uma seleção de escritos focados na promoção da tolerância e no combate à intolerância. “O povo judeu conhece muito bem os efeitos de ambos. Sofremos como nenhum outro povo as consequências devastadoras do ódio e da intolerância e aprendemos a importância inescapável de cultivar a tolerância e o entendimento depois de tanto sofrimento”, afirmam no texto introdutório Fernando Lottenberg, presidente da Conib, e Eduardo Wurzmann, secretário-geral.

Esta nova edição será lançada oficialmente na Unibes Cultural, no dia 6 de abril, em um debate com a presença de Flávia Piovesan, Secretária Especial dos Direitos Humanos, do jurista Celso Lafer e de Fernando Lottenberg.

Os textos foram escritos por Renato Janine Ribeiro, Celso Lafer, Nilton Bonder, Yossi Alpern, Bernardo Sorj, Carla Bassanezi Pinsky, Flavio Azm Rassekh, Gabriel Holzhacker, Hélio Carnassale, Henrique Veltman, Ivanir dos Santos, Jaime Pinsky, Lelette Couto, Peter Demant, Rony Vainzof, Patrícia Campos Mello. FAÇA O DOWNLOAD DO TEXTO INTEGRAL.

A participação judaica na vida brasileira remonta a 1500, quando judeus portugueses aportaram com a esquadra de Pedro Álvares Cabral. Desde então, a comunidade judaica sempre participou do debate sobre as grandes questões brasileiras.
A primeira edição dos Cadernos Conib teve como destaque a questão ecológica, com depoimentos relevantes no movimento ambientalista e do desenvolvimento da Amazônia; a segunda edição destacou a contribuição judaica à construção da democracia no Brasil nas últimas décadas. Já a terceira edição debate os desafios da educação no Brasil, bem como as perspectivas da educação judaica.

Sobre a Conib

Fundada em 1948, a Conib – Confederação Israelita do Brasil é o órgão de representação e coordenação política da comunidade judaica brasileira, cuja população é estimada em 120 mil pessoas. São filiadas à instituição comunidades organizadas em catorze unidades da federação.

A Conib é uma associação sem fins lucrativos, atuando com base em princípios como paz, democracia, combate à intolerância e ao terrorismo, justiça social e diálogo inter-religioso.

A entidade enfatiza seu caráter apartidário e de representação dos mais diferentes setores da comunidade judaica brasileira, independentemente de sua vertente religiosa ou política.
Nestas quase sete décadas, a Conib vem desempenhando, sobretudo, o papel de um canal de diálogo entre a comunidade e os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no nível federal. Empenha-se também no estreitamento dos laços com diversos organismos da sociedade civil brasileira.

A Conib estimula e dá suporte a ações nos campos social, político, cultural e educacional, reforçando o sentido comunitário e a identidade judaico-brasileira. Apoia o Estado de Israel, o movimento sionista e o diálogo pela paz no Oriente Médio.

Posiciona-se na linha de frente do combate ao antissemitismo e à intolerância de todos os matizes.

Sobre a Unibes Cultural

A Unibes Cultural é um centro cultural para todos os estilos e idades, que oferece programação diversificada, na maioria gratuita, a toda a população. Foi criada pela Unibes, instituição centenária de assistência social, como mais uma forma de promoção humana, por meio da cultura e do conhecimento. Com acesso fácil pelo Metrô Sumaré e por outros meios de transporte, realiza no prédio da Rua Oscar Freire, 2.500 exposições, cursos, shows, encontros, palestras, workshops, feiras e outros eventos, sobre temas como longevidade, empreendedorismo, arquitetura, urbanismo, economia criativa, moda, design, atualidades, tecnologia, universo digital, espetáculos infantis, gastronomia, sustentabilidade, música, turismo, literatura, artes visuais e filosofia. Oferece também lounge com apresentações musicais aos finais de tarde, wifi livre, espaço coworking e cafeteria.
www.unibescultural.org.br

SERVIÇO
Lançamento da quarta edição dos Cadernos Conib
Debate, seguido por autógrafos
06/04, quinta-feira, das 19h às 22h
Duração: 70 min (debate)
Unibes Cultural – Auditório
Capacidade: 90 pessoas
Classificação indicativa: A partir de 18 anos
Evento gratuito e aberto ao público
Unibes Cultural
Rua Oscar Feire, 2500 – ao lado do Metrô Sumaré
Informações: 11 3065-4333 e http://unibescultural.org.br/
Funcionamento: De segunda a sábado, das 10h às 19h
Acesso para deficientes
Ar condicionado
WI FI livre
Tem local para comer
Estacionamentos conveniados: Rua Oscar Freire, 2617 | Rua Amália de Noronha, 127
Sugerimos o uso de transporte público

Informações para imprensa:
Mais informações para a imprensa
Liane Gotlib Zaidler
E-mail: [email protected]
Tel: (11) 3862.8258 / (11) 9.8277.0606

Vicente Negrão Assessoria
Tels.: 11 3064-2563 | 3060-8397
Biba Fonseca – [email protected]
Carola Gonzalez – [email protected]
Leandro Lel Lima – [email protected]