Vinte entidades judaicas comemoraram juntas os 69 anos de existência do Estado de Israel

224

Vinte entidades judaicas se uniram para comemorar os 69 anos da Independência do Estado de Israel. O evento União em Yom Ha’atzmaut aconteceu entre os dias 01 a 07 de maio, em São Paulo, com uma extensa agenda de atividades e uma programação cultural e festiva que marcou esta importante data.

Um Ato Central no Domingo, 07 de maio, que lotou o Teatro Arthur Rubinstein de A Hebraica, encerrou em grande estilo as comemorações da Independência de Israel.

O evento contou com a apresentação de um Mega Coral de 200 vozes e discursos dos presidentes Avi Gelberg, de A Hebraica, Bruno Laskowsky, da Federação Israelita do Estado de São Paulo e Fernando Lottenberg, da Confederação Israelita do Brasil, e também das autoridades presentes, entre elas, Yossi Shelley, embaixador de Israel no Brasil, Dori Goren, cônsul de Israel em São Paulo e dos secretários, Floriano Pesaro, representando o governador Geraldo Alckmin e Júlio Serson, representando o prefeito João Doria.

Em seus pronunciamentos, todos destacaram a importância de que a comunidade judaica permaneça forte e vibrante na diáspora para garantir que Israel, um país com poucos recursos naturais, e que em 69 anos tornou-se um modelo de superação e um grande exemplo para o mundo, continue sendo o porto seguro para o povo judeu.

A extensa programação contou ainda com apresentação musical no Colégio Renascença, harkadot (danças judaicas) na CIP e na Hebraica, cerimônia especial de Shabat e palestra na Comunidade Shalom, Feira da Comunidade da Na’amat Pioneiras São Paulo, Minecrafts (jogo de blocos) para as crianças e jovens, além da Exposição fotográfica Israel – ontem, hoje e sempre, do Fundo Comunitário.

O evento União em Yom Ha’atzmaut demonstrou que a comunidade judaica de São Paulo busca agregar valor a comunidade maior, valorizando as contribuições de Israel nas mais diversas áreas e de como sua independência simboliza a realização de um sonho e de esperança.

Ele resultou de uma parceria da Agência Judaica, A Hebraica, Beth-El, B´nai B´rith do Brasil, Comunidade Shalom, Congregação Israelita Paulista/ Lar das Crianças, Confederação Israelita do Brasil, Consulado Geral de Israel, El Al, Federação Israelita do Estado de São Paulo, Fundo Comunitário – Keren Hayesod, Israel Bonds, Keren Kayemet LeIsrael/ KKL Brasil, Na´amat Pioneiras São Paulo, Residencial Israelita Albert Einstein, Sinagoga do Colégio Renascença, Unibes e WIZO São Paulo.