Roberto Nonato, participa do Encontro de CEOs das Empresas Israelenses no Brasil

106

A Câmara Brasil – Israel de Comércio e Indústria realizou nesta terça –feira, 30 de maio, no Restaurante Cantaloup, mais uma edição do Encontro de CEOs das Empresas Israelenses no Brasil. Desta vez, o convidado especial foi Roberto Nonato, âncora da Rádio CBN e considerado um dos grandes nomes do jornalismo brasileiro.

Jornalista, radialista, e pós-graduado em Relações Internacionais, Nonato traçou um panorama do atual momento político e econômico pelo qual o Brasil vem passando. Segundo ele, “os próximos dias, quando acontecerá o julgamento da chapa Dilma – Temer pelo TSE, serão cruciais para ditar o ritmo que o país irá tomar. Essa decisão não será rápida e possivelmente irá se arrastar por um bom tempo. Hoje, o país está dividido e polarizado, e no caso de eleições indiretas, a grande dificuldade estará em encontrar um nome que agrade pelo menos uma maioria”, destacou.

Nonato também falou sobre o papel da imprensa e das redes sociais. “Antigamente o jornal impresso, a TV e o rádio dominavam a comunicação. Hoje, com as redes sociais, a comunicação foi democratizada e todo mundo tem direito a uma voz. O jornalista tem que ser extremamente cauteloso na hora de emitir opinião e apurar os fatos da melhor maneira possível”, disse.

Ricardo Berkiensztat, presidente executivo da Federação Israelita do Estado de São Paulo, também avaliou o clima atual. “Acho que há três possíveis cenários: 1 – O TSE caça a chapa Dilma- Temer, 2 – o TSE decide que a chapa tem elegibilidade e Temer continua no governo e, 3 – o pior cenário de todos, se houver vistas e o processo começar a se arrastar, com um governo sem poder para levar o Brasil adiante”, afirmou.

O advogado Ramiro Becker, que representa a Câmara Brasil- Israel no Nordeste, também aproveitou o encontro para traçar um panorama sobre a situação política e econômica naquela região, que além de toda crise econômica vem sofrendo com fortes chuvas em diversas cidades.

Ao final do almoço, Roberto Nonato falou sobre as duas viagens que fez a Israel e de como ficou impactado com a gestão da água, a sensação de segurança que sentiu nas ruas e também pela tecnologia extremamente avançada que encontrou em Israel.

“Roberto Nonato é um jornalista antenado em todos os eventos políticos do país. Ele sabe apontar aspectos que podem passar despercebidos neste complexo jogo da política brasileira, nos instigando a fazer reflexões”, concluiu o presidente da Câmara Brasil-Israel, Jayme Blay.

O Encontro de CEOs das Empresas Israelenses foi instituído na agenda da Câmara e acontecerá na última terça-feira de cada mês. Para mais informações entre em contato pelo email: [email protected].