Na’amat Pioneiras São Paulo realiza debate com jornalistas

142

O Grupo Shamash, da Na’amat Pioneiras São Paulo, comemorou o sucesso do o debate O Mundo não é mais o mesmo. E agora?, que lotou o Buffet França, nesta segunda-feira, 05 de junho.

O evento contou com a participação dos jornalistas Madeleine Laksco, da TV Antagonista e Pedro Doria, do Estadão e Rádio CBN, e dos publicitários Fernando Musa, do Grupo Ogilvy Brasil, e Mentor Neto, da CCO Bullet.

Eles iniciaram o debate falando sobre as dificuldades que tanto os jornalistas quanto os publicitários vêm sofrendo e de como a tecnologia, a internet e as redes sociais mudaram o mundo. “O número de profissionais está encolhendo na imprensa e o jornalista não é mais a primeira fonte de informação. Hoje a comunicação é tão dinâmica, que o porta voz nem existe mais. Fala-se diretamente com a própria vítima”, destacou Neto.

“As pessoas da nossa geração assistem TV ao mesmo tempo que estão de olho no celular. É o que chamamos de “segunda tela”. Para os adolescentes, a “segunda tela” é a televisão e o smartphone é a primeira. Tudo isso tem um impacto direto na comunicação e torna o trabalho dos publicitários cada vez mais difícil”, afirmou Musa.

Outro tema abordado foi a questão do público / privado na vida e nas redes sociais, bem como os algoritmos do facebook, onde por meio da seleção natural no feed de notícias, as pessoas acabam tendo uma visão distorcida por estarem em contato com outros que compartilham dos mesmos gostos e opiniões.

O terrorismo também entrou na pauta. “Esta super comunicação, serve tanto para o bem quanto para o mal. As redes sociais e a Internet de maneira geral facilitaram o crescimento de pessoas aliciadas por grupos extremistas e terroristas”, constatou Madeleine.

E o que vem pela frente? “Ninguém sabe o que tem pela frente e esta é a grande característica do momento atual. Estamos vivendo uma grande revolução, onde várias profissões vão surgir e outras vão deixar de existir. Vão acontecer muitas mudanças na educação, na maneira como nos informamos, nos comunicamos e nos relacionamos. O trabalho é não ser conservador e se adaptar constantemente”, finalizou Doria.

“No ano passado tivemos o evento “Mundo Conectado”, que reuniu quatro jornalistas e que foi um sucesso. Nesta edição, resolvemos inovar e trazer publicitários e jornalistas para falarem sobre o que está acontecendo nos dias atuais e em como o mundo está mudando. O evento foi um sucesso e quero agradecer a todo Grupo Shamash, ao publico presente e aos nossos apoiadores e patrocinadores”, destacou a vice-presidente da Na’amat Pioneiras São Paulo, Sheila Szymonowicz.

Toda a renda do evento será revertida para os projetos sociais da Na’amat Pioneiras São Paulo.