Em encontro com comunidade judaica paulista, general Moshe Ya’alon deixa mensagem de tolerância e coexistência

136

A Federação Israelita do Estado de São Paulo realizou nesta terça-feira, 05 de setembro,, em sua Sede, almoço com o general Moshe Ya’alon, ex -ministro da Defesa de Israel, em visita ao país.

Ya’alon traçou um panorama geral sobre a situação atual na sociedade israelense e no Oriente Médio, falou de segurança global, bem como dos conflitos na Faixa de Gaza.

“Egito, Jordânia, Arábia Saudita, Emirados Árabes, Marrocos e Sudão estão todos no mesmo barco e tem um inimigo em comum, que é o Irã. O mundo ocidental precisa voltar os olhos para este país. O Irã representa a maior ameaça a Israel e estamos muitíssimos atentos e preocupados com seu programa nuclear”, disse.

Ao final do encontro, que reuniu lideranças, professores e rabinos, Ya’alon deixou uma mensagem de tolerância e coexistência: “temos que nos unir e sermos mais tolerantes para com as diferentes correntes do judaísmo, precisamos educar as novas gerações dentro dos valores judaicos e conectados com o Estado de Israel. A história já nos mostrou que unidos somos mais fortes e que os grandes líderes não estimulam o ódio, mas sim a boa convivência entre os diferentes”.

Ya’alon visitou várias entidades da comunidade judaica como a A Hebraica, as escolas escolas Beit Yaacov e Renascença, a Comunidade Shalom e a Sinagoga Beit Yaacov. O General também deu uma aula para cerca de 30 jovens de vários grupos de Hasbará e se disse impressionado com a pulsante vida judaica que encontrou em São Paulo.

Moshe Ya’alon foi Ministro da Defesa de Israel (até se demitir em 2016) e Chefe de Gabinete das Forças de Defesa de Israel. No ano 2000 liderou a Operação Defensive Shield, interrompendo a infra-estrutura terrorista na Judéia e Samaria. Como Ministro da Defesa, buscou destruir o terrorismo palestino em todas as suas manifestações. Também adotou uma série de medidas para fortalecer as Forças de Defesa de Israel e liderou a Operação Protective Edge em 2014 .