Professor da Universidade de Tel Aviv debate em SP políticas educacionais

174

Manuel Trajtenberg, professor de Economia da Universidade de Tel Aviv e membro do Parlamento Israelense visitou São Paulo esta semana, a convite da Associação dos Amigos da Universidade de Tel Aviv, presidida por Eduardo Wurzmann, que também é secretário-geral da Conib.

Ele veio conhecer a realidade brasileira, a partir da interação com acadêmicos, pensadores e lideranças empresariais e comunitárias, e compartilhar suas experiências como economista, educador e líder político –  ele está em seu primeiro mandato, pela União Sionista.

Ele encontrou o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, participou de debates no Insper, com Fernando Haddad, sobre “Políticas educacionais e seus impactos na redução de desigualdades: experiências do Brasil e Israel”; no Instituto Fernando Henrique Cardoso; e no CDPP – Centro de Debate de Políticas Públicas, além de manter um encontro com lideranças comunitárias, a convite da Conib.

Dissertou sobre temas variados: as tendências no mundo globalizado, economia, sociedade israelense, políticas sociais, democracia, demografia, tecnologia, demonstrando conhecimento sólido sobre alguns dos grandes desafios contemporâneos.

Um exemplo: a velocidade das mudanças. Trajtenberg ressaltou a importância de capacitar as pessoas, as instituições e os países a atuar com agilidade, para que possam responder aos novos cenários.

Ele nasceu em Córdoba, Argentina, e emigrou para Israel aos 16 anos de idade. Formou-se em Economia com mestrado em Economia e Sociologia na Universidade Hebraica de Jerusalém. Em 1984, recebeu seu PHD da Universidade de Harvard.

Leciona na Universidade de Tel Aviv e foi consultor do Ministério da Indústria, Comércio e Trabalho e do Gabinete do Primeiro-Ministro de Israel. É membro do Conselho Nacional Econômico israelense.