Chaverot do Rio de Janeiro, São Paulo, Santos e Porto Alegre participam do XXI Kinus da Na’amat

211

Durante o evento foi eleita a nova diretoria  da Na’amat Brasil
  para o Biênio 2018/ 2019

Cerca de 65 chaverot das afiliadas do Rio de Janeiro, São Paulo, Santos, Porto Alegre e Brasil, participaram do XXI Kinus Artzi Kef 2017 (Convenção Nacional),  da  Na´amat Pioneiras, que aconteceu de 26 a 29 de outubro no Rio de Janeiro.

Durante os quatro dias do evento, as chaverot tiveram a oportunidade de se confraternizar e fazer novas amizades, trocar experiências e avaliar os trabalhos de cada afiliada. Elas definiram resoluções para o próximo biênio e saíram renovadas e motivadas a continuarem o importante trabalho da Na’amat.

Integração e diversão marcaram a abertura do Kinus, que  teve início com um coquetel de abertura com a presença  da cantora Patricia Mellody, seguida de uma dinâmica de integração com a chaverá Renata Mercante Born e de um delicioso jantar para finalizar a noite.

O segundo dia começou com uma abertura solene com as presenças do presidente da FIERJ, Herry Rosenberg, da vereadora Maria Teresa Bergher  e dos jornalistas Mauro Wainstock e Denise Wasserman, que destacaram a importância e a força do trabalho voluntário feminino. “Fiz questão de vir prestigiar essa entidade que aprendi a respeitar ao longo da minha vida comunitária. O ativismo de vocês é o que nos dá força para trabalharmos. O lado feminino é a base de todos nós”, destacou o presidente da FIERJ.

A presidente da Na’amat Brasil, Clarice S. Jozsef apresentou os trabalhos da gestão 2016 /2017, destacando os principais eventos e a importância de sempre se buscar alternativas e soluções para superar as dificuldades. “Eu tenho uma causa, acredito nela e luto por ela. Temos que vestir a camisa da Na’amat e sentir orgulho de sermos Na’amat”, frisou.

O jornalista Jairo Roizen destacou o trabalho que vêm fazendo para a Na’amat nas mídias digitais  e de como é importante falar a língua dos “consumidores”, passar uma mensagem curta e direta e contar histórias e não apenas relatar fatos.

Ao final das apresentações, o grupo visitou o Museu do Amanhã, passeou de VLT e  participou do Shabat Mundial na Sinagoga Edmond J. Safra em Ipanema.

Sábado foi um dia extremamente produtivo onde cada afiliada apresentou os melhores eventos e empreendimentos realizados, além de destacar as metas e objetivos para o próximo biênio. As chaverot que estiveram no Seminário em Israel em 2016 também compartilharam suas vivências, estimulando as próximas participantes a conhecerem “in loco”o trabalho da Na’amat em Israel.

Uma onda da ânimo tomou conta do público com a palestra motivacional do “Sr. Zé da Internet”,  que também prestou uma homenagem à presidente de honra e chaverá Myrian Mau Roth z’l.

No domingo, aconteceu o encerramento do XXI Kinus Artzi Kef 2017, com a troca de lembranças, harkadá de encerramento e a eleição  da  nova diretoria  da Na’amat Pioneiras Brasil, eleita por unanimidade para o Biênio 2018/ 2019. (confira abaixo).

“Trabalhamos pela mesma causa e temos que estar unidas. Fiquei muito emocionada em ver que temos grupos de jovens que tem essa causa com amor e vestem a camisa da Na’amat em qualquer momento”, destacou a presidente da Na’amat Brasil, Clarice S. Jozsef.

“Foi muito interessante ver como a comunidade judaica tem peculiaridades em cada uma das localidades. Enquanto São Paulo tem muita garra para a arrecadação, o Rio de Janeiro aposta na criatividade e Porto Alegre  se destaca por ser uma  afiliada muito unida”, complementou a presidente da Na’amat São Paulo, Leonor Szymonowicz.

“Este foi meu primeiro Kinus onde representei Porto Alegre e avalio que a troca de experiências foi extremamente positiva. Apesar das dificuldades financeiras que muitas afiliadas vêm enfrentando, podemos ver o empenho e a tentativa de superação de todas as chaverot, disse Mylene Riba Siegmann,  da Na’amat Porto Alegre.

“Tivemos um prazer enorme em sediar o Kinus. Estar aqui e ver tudo isso acontecer depois de meses de planejamento, é simplesmente maravilhoso”, finalizou a presidente da Na’amat Rio, Suzana Teitel.
Nova diretoria da Na’amat Brasil para o biênio 2018 / 2019:

Presidente: Clarice Schucman Jozsef -SP
Assessora da presidência: Céres Maltz Bin- POA
Vice-presidente: Arlene Zular- SP
Flora Sheila Grinspan- SP
Suzete Suslik Zylbersztejn – POA
Suzana Teitel – RJ
Secretária geral: 1ª Cleide Rapaport Volyk- SP
2ª Rosa Helena Charak Roizen- SP

Tesoureira geral: 1ª Thelma Nudelman- SP
2ª Betty Kagan Drukier- SP

Conselho fiscal: Iara Marcia de Aizenstein – SP
Sueli Adissi – SP
Marcia Zaborowsky – SP