Fernando Lottenberg é reeleito presidente da Confederação Israelita do Brasil

494

Com a presença do governador Geraldo Alckmin, do ministro da Educação, Mendonça Filho, do senador José Serra edo prefeito João Doria, a 48ª Convenção Nacional da Conib reelegeu por aclamação Fernando Lottenberg como seu presidente para o triênio 2017-2020.

‘Temos orgulho do que já foi feito e vamos continuar enfrentado os desafios de liderar a comunidade judaica, com um ativismo sem improvisação e extremismo”, disse Lottenberg.

Entre os projetos da nova gestão estão o combate cientifico ao discurso de ódio, em parceria com a FGV, o fortalecimento do diálogo inter-religioso e a continuidade do apoio ao aprimoramento da educação judaica.

Em seu pronunciamento, Alckmin perguntou a Lottenberg o “segredo para se eleger por unanimidade”. Ele afirmou que a comunidade judaica “faz a diferença nas artes, na cultura, na ciência, na economia. E, especialmente, no amor às pessoas”.

O ministro Mendonça Filho destacou a “atenção especial” dada pelos judeus à educação e a contribuição judaica para a igualdade e a justiça. “Há uma agenda comum entre os judeus e a educação”. Ele foi homenageado na Convenção por sua compreensão e sensibilidade para que o Enem deixasse ser aplicado aos sábados.

Serra lembrou de seu encontro com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, emIsrael em 2016, importante para a normalização das relações diplomáticas com o Brasil.

O prefeito João Doria destacou que convive com pessoas da comunidade judaica desde os seis anos de idade, no Colégio Rio Branco. “Estar aqui neste evento faz parte do meu DNA”.

O convidado especial foi David Harris, diretor executivo do American Jewish Committee, que abordou, entre outros temas, o governo Trump e a relação Israel-EUA. Ele ficou impressionado com o grande número de autoridades presentes à Convenção da Conib.

O diplomata Oswaldo Aranha, representado por seu neto Pedro Corrêa do Lago, foi homenageado, em lembrança aos 70 anos da Assembleia Geral da ONU que votou pela Partilha da Palestina.

O ator Dan Stulbach protagonizou vídeo exibido no jantar de gala da Convenção, apresentando as realizações da Conib nos últimos três anos e convocando a comunidade judaica a atuar mais próxima da Conib e das entidades judaicas brasileiras”.