Israel mobiliza sua população no Clean Up Day – Dia Internacional de Limpeza

191

O “Dia Internacional de Limpeza” é realizado em todo o mundo há 25 anos e há 17 acontece em Israel por inciativa do KKL. O evento começou na Austrália e rapidamente se espalhou por todo o mundo e hoje conta com a participação de 40 milhões de pessoas em mais de 120 países.

Em Israel,  o “Dia Internacional de Limpeza” aconteceu em 24 de outubro e mobilizou cerca de 400 mil israelenses a dedicar um dia inteiro  para  recolher lixo em suas florestas, parques e espaços abertos.

O evento nacional foilançado em Kiryat Malachi, cidade do norte do Negev, e incluiu voluntários de todas as religiões e setores da população de Israel que trabalharam juntos coletando sacos plásticos, garrafas e todo lixo que havia sido descartado incorretamente.

A cerimônia festiva contou com a participação de autoridades governamentais locais e regionais, além soldados da IDF, alunos, da Força de Polícia, dos Serviços de Incêndio e Resgate, representantes dos movimentos juvenis, organizações de justiça social, centros de absorção de imigrantes e muitos outros indivíduos e grupos preocupados com a poluição,  que  podiam ser avistados coletando lixo em parques,  florestas,  colinas,  vales, cidades e  também ao longo das rodovias de todo país.

 O KKL coloca especial ênfase na educação ambiental, trabalhando durante todo o ano temas que incluem reciclagem, plantio de árvores, gestão de recursos hídricos e dessalinização.

Durante o “Dia Internacional de Limpeza”, a  questão da separação de resíduos também foi enfatizada com a distribuição pelo KKL de sacos biodegradáveis ​​coloridos para diferentes tipos de lixo: marrom para papel e caixas, azul para garrafas de plástico e verde para o restante do lixo, coincidentemente essas três cores são usadas no logotipo do KKL.