Uma história de sucesso “Made in Brasil” relatada em evento da Câmara Brasil-Israel

543

 Câmara Brasil – Israel de Comércio e Indústria, realizou  nesta terça-feira, 28 de novembro, no Restaurante Cantaloup, em São Paulo,  o Encontro dos CEO’s das Empresas Israelenses no Brasil.

 O evento, que acontece regularmente na última terça feira do mês com a proposta  de estimular e criar oportunidades de negócios entre os dois países, contou com a presença do empresário e empreendedor Luiz Chacon Filho, fundador da SuperBac.

 Luiz dividiu com os presentes um pouco da sua história pessoal e de como depois de sua família perder tudo, fundou a Superbac, destacando as dificuldades que teve para empreender no Brasil e quais foram as estratégias de crescimento da empresa, que é pioneira no desenvolvimento de soluções biotecnológicas no mercado brasileiro com centros de pesquisa e desenvolvimento localizados no Brasil, Estados Unidos, Colômbia, Singapura e Israel.

 Formado em administração de empresas, Luiz teve seu primeiro contato com a biotecnologia ainda na infância. Seu avô, um biólogo bastante respeitado, trabalhava no instituto público de pesquisa do Butantã, e seu pai, ligado ao setor bancário, investiu no primeiro laboratório de biotecnologia do Brasil, o qual desenvolvia produtos para a indústria de petróleo.

 Na época do Plano Collor seu pai enfrentou  dificuldades  financeiras e aos 16 anos de idade ele teve que assumir os negócios da família. Foi quando começou a trabalhar no laboratório de biotecnologia, e surgiu o interesse pela área. Em 1995, Chacon fundou o seu negócio próprio, a SuperBac,  que fornece soluções ambientalmente corretas para o tratamento de resíduos.

 “Um dos segredos para o bom desempenho está na soma do domínio de tecnologias únicas com uma gestão aberta dos negócios que prioriza as parcerias e o foco em produção e desenvolvimento. Ao contrário de boa parte dos empreendedores pioneiros, desenhamos nosso crescimento com base em parcerias”, destacou.  “A fé e a persistência também fazem parte da formula do sucesso”, complementou.

 “Foi muito bom conhecer uma história de sucesso “made in Brasil” com tecnologia nacional e totalmente desenvolvida no país”, destacou Ricardo Chisman, diretor executivo da Accenture Technology.

“Luiz Chacon tem um case muito bom e uma maneira melhor ainda de expor as coisas, uma história de superação contada de uma maneira muito agradável”, frisou o empresário George Niemeyer.