Comunidade Judaica ganhará Centro Cultural no coração de Higienópolis

2162

Em 2018, a comunidade judaica paulista será presenteada com um novo Centro Cultural no Bairro de Higienópolis, com a inauguração da nova sede da Knesset Israel (Groisse Shil), a primeira Sinagoga da comunidade judaica de São Paulo, fundada em 1916.

A nova Sede, localizada na Rua Dr. Brasílio Machado, 91 – Higienópolis, passará a ser um centro de referência para a comunidade judaica de São Paulo, com um projeto arquitetônico funcional e totalmente integrado  que abrigará duas  Sinagogas (uma com capacidade para  500  e outra para 120 pessoas sentadas), salão de Festas com lounge e cozinha independente, biblioteca, salas de aula, brinquedoteca, área de convivência, espaço mamãe e bebê, cozinha gourmet com forno de pizza e churrasqueira, mikve masculino e feminino, além de sauna seca e úmida. Tudo dentro das mais rígidas normas de segurança e em um espaço amplo, que privilegia a iluminação natural e totalmente acessível – com elevadores, rampas e banheiros para deficientes.

Com pé direito duplo, iluminação natural, isolamento acústico e capacidade para até 400 pessoas sentadas, o amplo salão de festas, com mezanino e jardim, promete fazer a alegria das noivas, que também poderão contar com a Sala da Noiva, camarim, chapelaria e uma entrada independente de estacionamento.

O serviço religioso terá a coordenação do Rabino Motl Malowany, juntamente com o rabino Abraham Stiefelmann, que prometem manter o mesmo clima familiar do Groisse Shil. “Vamos dar continuidade ao elo desta corrente milenar, que começou com a imigração judaica em São Paulo, e onde nossa Sinagoga serviu como um importante centro de absorção.  Knesset Israel significa reunião de Israel.  Estamos nos reinventando e crescendo sobre bases firmes e sólidas daqueles que nos precederam e queremos convidar antigos frequentadores e novos membros, sejam de diferentes correntes e origens, para serem recebidos de braços abertos neste lindo espaço que está sendo projetado também para as futuras gerações”, frisou o Rabino Malowany.

“Investimos tempo, emoção, e recursos para manter acesa a chama do judaísmo. A Knesset Israel será um novo centro de referência para a comunidade judaica ashkenazi paulista e queremos agregar novas famílias da região para voltar a frequentar o Groisse Shil ”, finalizou o presidente Marcel Rivkind.

“A nova Sede será um centro de extrema valia para a comunidade judaica por estar localizado em um ponto nobre de Higienópolis, de fácil acesso a todos, e com diversas atividades que agregarão a comunidade em um espaço moderno, confortável e com os preceitos judaicos enraizados”, destacou Rogê David, frequentador da Knesset Israel.

A Knesset Israel agradece o apoio da Construtora Elias Victor Nigri, Itamar Berezin Arquitetura e Urbanismo,  Patrícia Anastassiadis Arquitetos, Kalili e Kibrit Arquitetura, Gilberto Elkis Paisagismo, Akkerman Acústica,  Rewald Engenharia, Ornare e Breton.

Knesset Israel foi a primeira Sinagoga

da comunidade judaica de São Paulo

A imigração de judeus para São Paulo começou no final do século XIX, mas foi a partir da década de 1910 que teve início a formação de uma comunidade judaica organizada, com imigrantes oriundos principalmente da Europa Oriental (Rússia, Polônia, Romênia, Lituânia e outros) e, pouco depois, do Líbano e da Síria.

Em 1912, a partir da compra do terreno por judeus vindos do norte e leste europeu, foi fundada a primeira Sinagoga da comunidade israelita de São Paulo: a Kahalat Israel,  localizada na Rua da Graça, 160, com o objetivo inicial de promover atividades de beneficência, criar um cemitério, uma cooperativa para a comunidade e manter uma sinagoga. Em 1957 empreendeu-se a reconstrução da sinagoga, a qual passou por diversas reformas.

Em 02 de novembro de 1916, houve uma cisão da Kahalat Israel, que levou à fundação da Knesset Israel, sediada na Rua Newton Prado 176, conhecida como “Groisse Shil”. A fundação ocorreu  em 1916 porém a Sinagoga ficou pronta em 1918 e contava com 300 sócios.

Por mais de 30 anos, a Sinagoga não teve um rabino fixo. Em 1994, foi contratado o rabino Motl Malowany para ficar à frente dos serviços religiosos e  se aproximar às famílias da região do Bom Retiro. Em fevereiro de 1997,  com a mudança de muitas famílias judaicas do Bom Retiro para Higienópolis, a Sinagoga Knesset Israel transferiu-se para a Avenida Angélica.

De lá para cá, os membros da comunidade judaica que vêm dirigindo os destinos da Knesset Israel  se mantiveram firmes ao  propósito de buscar o aumento do quadro social, o engajamento de novos membros e a estabilização de uma filosofia comunitária, no sentido de implantar, manter e desenvolver um ativo centro comunitário dentro das tradições judaicas. Um novo marco terá início em 2018 com a inauguração da nova sede  da Knesset Israel no coração de Higienópolis.