Comunidade judaica paulista promove evento em recordação ao Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

339

Por ocasião do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, a Confederação Israelita do Brasil (Conib), a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp e a Congregação Israelita Paulista (CIP), promovem no domingo, 28 de janeiro, às 18h30, na Sinagoga Etz Chaim da CIP, um ato solene em memória às vítimas do Holocausto.

Além de lideranças judaicas e de sobreviventes do Holocausto, o evento contará com a presença de autoridades políticas, religiosas e comunitárias No hall da entidade acontecerá a exposição “ Além do Dever – Diplomatas reconhecidos como Justos entre as Nações”, produzida pelo Yad Vashem (Museu do Holocausto de Israel) e que está sendo trazida pelo Consulado Geral de Israel em São Paulo.

O evento conta com o apoio da Agência Judaica para Israel, A Hebraica, Arq Shoa, B’nai B’rith, Beth- El, Comunidade Shalom,  Consulado Geral de Israel em São Paulo, Fundo Comunitário, KKL Brasil, Sherit Hapleitá, Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein  e Unibes.

 A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou em 2005 uma resolução instituindo 27 de janeiro como o Dia Internacional em Memória das  Vítimas do Holocausto. A data é uma homenagem aos seis milhões de judeus e às outras vítimas da exterminação nazista. A resolução rejeita qualquer questionamento de que o Holocausto foi um evento histórico, enfatiza o dever dos Estados-membros de educar futuras gerações sobre os horrores do genocídio e condena todas as manifestações de intolerância ou violência baseadas em origem étnica ou crença.

No Brasil, a lei que institui um dia em memória às vítimas do Holocausto, é de autoria do então vereador e hoje Secretário Estadual de Desenvolvimento Social e Deputado Federal Floriano Pesaro, e foi sancionada pelo  prefeito Gilberto Kassab no dia 12 de dezembro de 2009.

 

Evento: Ato Solene em Memória às Vítimas do Holocausto

Data: 28 de janeiro de 2018 (Domingo)

Horário: 18h30 pontualmente (abertuta 18h)

Local: Sinagoga Etz Chaim da Congregação Israelita Paulista (CIP) – Rua Antonio Carlos, 653 – Consolação