Após encontro com Aloysio Nunes, Netanyahu anuncia que pretende visitar o Brasil em junho

188

Após a visita do chanceler Aloysio Nunes, acompanhado do presidente da Conib, Fernando Lottenberg, e dos embaixadores Yossi Shelley e Paulo Cezar Meira de Vasconcellos, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciou que pretende visitar o Brasil em junho.

 A informação foi antecipada hoje (28/2) por Mônica Bergamo em sua coluna, na Folha de S.Paulo, que afirmou que o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, aceitou convite de Aloysio Nunes para visitar o país e que impôs apenas uma condição: conhecer o rei Pelé. O jornal israelense Jerusalem Post também noticiou a informação. 

 A data da visita, porém, ainda não está confirmada. Fontes ouvidas pela Folha, em matéria de Daniela Kresch, afirmaram que as negociações para a visita estão avançadas, mas, se ela ocorrer, certamente será marcada para antes do início da campanha para as eleições presidenciais. Pelo calendário do TSE, a propaganda eleitoral terá início em 16 de agosto. 

 Netanyahu – que também atual como chanceler – aceitou o convite de visitar o Brasil feito pelo ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, em encontro nesta terça-feira (27), em Jerusalém, no primeiro dia de uma viagem oficial de sete dias ao Oriente Médio. “Israel está muito interessado nos contatos com o Brasil e acredita em seu potencial”, disse Netanyahu no encontro com o chanceler brasileiro. Será a primeira visita de um premier israelense ao Brasil. Em setembro, Netanyahu visitou Argentina, Colômbia e México, na primeira viagem oficial de um primeiro-ministro israelense à América Latina, mas o Brasil ficou de fora.

 Convidado, Lottenberg acompanha Aloysio Nunes em visita a Israel

O presidente da Conib (Confederação Israelita do Brasil), Fernando Lottenberg, foi convidado pelo ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, para acompanhá-lo em sua viagem a Israel nesta semana — a primeira visita de um chanceler brasileiro ao país desde 2010.

 O ministro brasileirodeve visitar também os territórios palestinos, a Jordânia e o Líbano. Aloysio Nunes chegou nesta segunda-feira (26) a Israel em visita oficial de quatro dias ao país e aos territórios palestinos. O Yediot Ahronot, o jornal israelense de maior circulação, publicou nesta terça (27) artigo de Aloysio Nunes sobre a visita.

 O chanceler iniciou sua agenda com visita ao Yad Vashem (Museu do Holocausto), onde prestou homenagem aos brasileiros Aracy de Carvalho Guimarães Rosa e Luiz Martins de Souza Dantas, reconhecidos com o título de Justos entre as Nações, máximo reconhecimento concedido pelo Museu às pessoas que colaboraram para salvar vidas de judeus durante o Holocausto. ontem, acompanhado de Fernando Lottenberg, ele se reuniu com o presidente de Israel, Reuven Rivlin, e, depois, ele se encontrou com o primeiro-ministro, Benjamin Nentayahu.

 Também estão programadas reuniões com o titular de Cooperação Regional, Tzachi Hanegbi, o presidente do Comitê de Relações Exteriores e Defesa do Parlamento israelense, Avi Ditcher, e um jantar com o líder da oposição Isaac Herzog. Nunes deve visitar também as instalações da planta de dessalinização de Ashkelon e depois um centro cultural brasileiro em Tel Aviv, onde foi organizado um encontro com a imprensa. Amanhã (01/03), o chanceler iniciará visita oficial de dois dias aos territórios palestinos, onde deve se encontrar com o presidente Mahmud Abbas.

 Aloysio Nunes escreve mensagem em visita ao Yad Vashem 

 Em visita ao Yad Vashem nesta terça (27), o chanceler Aloysio Nunes, deixou mensagem: “Mais uma vez, ao visitar este memorial, sinto a mesma profunda emoção que a lembrança dessas crianças me inspira”. “E aqui renovo meu compromisso na luta contra o antissemitismo, expressão da barbárie que levou à morte essas crianças pelo simples fato de serem judias”.

Veja no vídeo: