Encontro Nacional das Escolas Judaicas chega à quarta edição

249

Evento acontece dia 25 de março na Escola Alef Peretz

 Sustentabilidade da educação judaica em três dimensões: humana, acadêmica e econômica. Este é o tema que norteia o IV Encontro Nacional das Escolas Judaicas, marcado para o dia 25 de março, no Escola Alef Peretz, em São Paulo. Idealizado e organizado pela Conib, o evento é hoje um importante foro de exposição, debate e troca de ideias entre diretores, mantenedores e coordenadores comprometidos em pensar ações e estratégias para o desenvolvimento e manutenção de uma educação judaica forte e significativa.

 A cada ano, o Encontro traz assuntos de relevância para todos aqueles que, de alguma forma, lidam com a educação judaica, quer no ensino formal, quer no complementar. Os temas, cuidadosamente escolhidos por uma equipe de curadores, buscam despertar a reflexão, o engajamento e um olhar para a formação judaica como uma educação de excelência.

 Desde a sua primeira edição, o Encontro possibilitou a criação/implementação de novas práticas. Foi a partir do primeiro evento que nasceu o Conecteinu, plataforma de Educação Judaica, que está cada vez mais atuante, tornando-se ferramenta relevante na capacitação e formação de educadores. Este ano, será apresentada aos participantes uma evolução histórica deste projeto vitorioso.

 Na abertura desta quarta edição, o presidente da Conib, Fernando Lottenberg, falará de conquistas e desafios com ênfase no Enem. A programação reúne, entre muitas atividades, a discussão de cases relativos ao tema que ancora o evento em suas três vertentes: Um compromisso com o presente e com o futuro –Fundo de Bolsas (dimensão econômica), com o Fundo de Bolsas; A trajetória de um educador judeu – Da Cidade Maravilhosa à periferia de São Paulo, passando pelo interior da África, com o historiador/educador Celso Garbarz (dimensão humana) e A experiência bem-sucedida de uma jovem escola: Beit Yacov, com a diretora Gracia Klein (dimensão acadêmica).

 Também na pauta, palestras como Hagadá, com o professor Noam Zion, do Shalom Hartman Institute de Jerusalém; Tecnologia e Inovação – Um caminho irreversível na educação, com o psicólogo e consultor de tecnologia para a área de educação, Luís Márcio Barbosa. A mesa redonda Sustentabilidade e educação contará com a presença da professora e gestora pública Claudia Costin e do professor e autor do livro “Muito Além da Economia Verde”,  Ricardo Abramovay, tendo a mediação do secretário geral da Conib,  Eduardo Wurzmann.

 Com o entendimento que as escolas judaicas têm papel protagonista na manutenção e continuidade da comunidade, o que a Conib pretende oferecer ao organizar o IV Encontro Nacional das Escolas Judaicas é terreno fértil para a troca de experiências e boas práticas. Através do intercâmbio de ideias e ações, espera-se contribuir com o crescimento e o aprimoramento destas instituições vitais à preservação dos valores judaicos.