Na’amat Pioneiras São Paulo, Sinagoga Mishcan Menachem e A Hebraica realizam bate-papo com Caio Blinder

158

Na’amat Pioneiras São Paulo – Grupo Lehitraot, a Sinagoga Mishcan Menachem   e a A Hebraica receberam no dia 08 de abril,  o jornalista Caio Blinder, para um bate-papo no  Teatro Arthur Rubinsteinde A Hebraica.

 Caio Blinder é jornalista há quase 40 anos. Participa do programa Manhattan Connection, da Globo News, desde sua criação em 1993. Autor do livro Terras Prometidas: Do Bom Retiro a Manhattan, começou sua carreira na imprensa comunitária judaica de São Paulo em 1976 e desde então mantém a colaboração. Hoje é colunista da Tribuna Judaica.

 “Tenho um excelente timing jornalístico, e cheguei no Brasil em um fim de semana de notícias espetaculares”, brincou Caio, referindo-se à prisão do ex-presidente Lula ocorrida no dia anterior.

 “Como jornalista judeu e brasileiro, busquei pincelar um pouco da situação no Oriente Médio, onde o que mais me preocupa é a fronteira com a Síria e o poder do Hezbollah, bem como o recrudescimento do antissemitismo em várias partes do mundo, como na velha Europa, berço do Holocausto, inclusive em países como Polônia e Hungria, que dizimaram os judeus na Segunda Guerra Mundial,  algo que me assusta muito.   Também não teve como não falar de Trump, que nos Estados Unidos não tem a simpatia da comunidade judaica,  até chegar aqui no nosso caldeirão brasileiro, com foco nas eleições presidenciais que acontecem em outubro, onde  em sua opinião teremos um cenário polarizado”, afirmou o jornalista.

 O encontro, que durou quase duas horas, e  que teve como mediador o presidente executivo da Fisesp, Ricardo Berkiensztat, também discutiu as fakenews e importância das redes sociais e de como elas passaram a influenciar fatos concretos. “Por meio de seu twitter,  o presidente Trump costuma decidir assuntos fundamentais que acabam determinando o rumo da política e afetando os mercados. Nos dias de hoje, ninguém escapa das redes sociais”, disse Caio.

 “A comunidade judaica, principalmente nossos jovens,  precisam estar atentos e cuidadosos com o que postam nas redes sociais, especialmente em tempos de eleições, quando os ânimos ficam ainda mais acirrados. Muitas vezes acabamos dando grande repercussão a  algo que não é favorável para nossa comunidade e que acabam ganhando grande visibilidade por conta do compartilhamento nas redes sociais”, alertou o presidente da Fisesp.

 “Dividir o palco com meu amigo Caio Blinder foi enriquecedor para mim. Vivemos momentos de notícias instantâneas e temos pouco tempo de aprofundá-las. Esta foi uma oportunidade de discutirmos um pouco mais a fundo o que acontece em temas que nos dizem respeito. Parabéns pela iniciativa da Na´Amat, Sinagoga Mischan Menachem e Hebraica”, disse Berkiensztat.

 “Moro nos Estados Unidos háquase trinta anos, mas adoro estar em São Paulo. Sempre que alguma entidade comunitária  de São Paulo, ou do Brasil me chama, eu venho. Sou um soldado sionista e fiel da comunidade”,   disse Caio ao final do evento.