Nota Oficial – Marca brasileira lança coleção que lembra roupas nazistas

697

A Federação Israelita do Estado de São Paulo repudia a coleção “Noite de Berlim”, da marca catarinense Lança Perfume, que provocou grande revolta nas redes sociais ao usar símbolos que lembram o nazismo em suas roupas. Consideramos a coleção inoportuna, inadequada e ofensiva à memória dos 6 milhões de vítimas do Holocausto, período nefasto da história da humanidade.

Não é a primeira vez que o mundo da moda se utiliza de símbolos da Alemanha nazista para criarem suas coleções. Isto nos ofende e ofende a memória daqueles que lá morreram, bem como dos sobreviventes e de seus parentes.

Em sua página do Facebook, a grife chegou a expressar que os aspectos da cultura alemã utilizados iam desde características do punk, da androginia até a história pós-queda do Muro de Berlim. A marca chegou a afirmar no texto que as observações postadas na internet por pessoas que estavam incomodadas com o uso dos símbolos seriam feitas “com base em desconhecimento, desinformação e preconceito”.

Não aceitamos, que em pleno século XXI, manifestações como esta fiquem impunes e se propaguem. Já acionamos as autoridades competentes, e mesmo após a marca Lança Perfume rever, em manifestação pública, seu posicionamento sobre a questão, entendemos que não podemos permitir que expressões perigosas de discriminação sejam semeadas em nosso país.

À esquerda, foto de oficiais nazistas (Wikimedia Commons); à direita, looks da nova coleção da Lança Perfume (reprodução/Instagram)