Comunidade judaica vai discutir o envelhecimento e os desafios no século XXI

423

A perspectiva do aumento da longevidade da população requer enfrentar grandes desafios e esse tema já está na pauta da comunidade  judaica há muitos anos.

Com o tema “Envelhecimento no Século XXI e nossos Desafios”,  a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), por meio da Área da Terceira Idade, realiza o 13º Seminário da Terceira Idade, na segunda-feira, 08 de outubro, das 9 às 17h, na Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2.500 – Sumaré).

O evento, que acontece pelo décimo terceiro ano consecutivo, visa capacitar e reciclar profissionais e voluntários da área, buscando a continua melhoria dos serviços oferecidos a esta crescente faixa etária, que é grande, e tende a crescer, como mostram todos os organismos de pesquisa nacionais e mundiais.

Na abertura do Seminário, que tem como público alvo profissionais, voluntários idosos, políticos, autoridades públicas e ONG’s que trabalham ou defendem as causas da terceira idade, serão homenageados Clara e Moises Mirocznik pelos trabalhos desenvolvidos todos esses anos em benefício da comunidade judaica.

A realização é da Federação Israelita do Estado de São Paulo em parceria com a Unibes e apoio da Congregação Israelita Paulista (CIP) e  Sociedade Israelita Albert Einstein.

Ingresso solidário – Kit higiene (sabone, pasta e escova de dente e fralda geriátrica, destinado aos projetos sociais d CIP e Unibes.

Informações: pelo telefone: (11) 3088-0111 ou por e-mail: [email protected]

Inscrições: https://www.jotform.com/Fisesp/ficha-de-inscricao

Confira a programação que contará com a participação de renomados professores, doutores   e profissionais:

9:00  Recepção e café de boas vindas

9:30  Abertura  –  Saudação do Presidente da Fisesp, Luiz Kignel, Presidente Executivo da Fisesp, Ricardo Berkiensztat, Presidente da Unibes, Denise Antão e Rabino Michel Schlesinger da CIP

10:00 Homenagem a Clara e Moises Mirocznik pelos trabalhos desenvolvidos todos esses anos em benefício de Nossa Comunidade.

Vídeo Institucional: Federação e Unibes

10:30  Painel:  Estamos envelhecendo; e agora?

Dra. Ana Beatriz Galhardi di Tommaso

Especialista em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).

Médica do Ambulatório de Longevos da Disciplina de Geriatria e Gerontologia da Escola Paulista de Medicinal da Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP)

Médica Geriatra da Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein

Professor Hélio Zylberstajn

Doutor em Relações Industriais pela Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos.

Professor Sênior Livre-docente da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP).

Bacharel em Economia pela USP.  Possui Licenciatura em Física pela mesma universidade.

Consultor da OIT – Organização Internacional do Trabalho, do Banco Mundial e do BID  Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Membro do CONSEA- = Conselho Superior de Estudos Avançados e do CORT- Conselho Superior de Relações de Trabalho, ambos da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.

Membro do COE – Conselho de Orientação Econômica da Associação Comercial de São Paulo e do Conselho Gestor da Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo de São Paulo.

Foi fundador e presidente do IBRET- Instituto Brasileiro das Relações de Emprego e Trabalho e da ABET – Associação Brasileira de Estudos do Trabalho.

 12:30 às 14;00 –   Almoço

 14:00 Painel – Nossos desafios no relacionamento  intergeracional

 Dr. José Carlos Ferrigno

Mestre e Doutor em Psicologia Social pela USP

Especialista em Gerontologia pela Sedes Sapientiae, pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e pela Universidade de Barcelona.

Trabalhou como Coordenador de Programas da Terceira Idade do SESC São Paulo e Pesquisador da Gerência de Estudos e Programas da Terceira Idade do SESC São Paulo.

Autor de vários artigos e livros sobre o Tema Intergeracional

 Portal Avosidade – Elisabete Junqueira

 15:45 às 16:45 –     Experiências Inovadoras intergeracionais

 Unibes Cultural – Diálogo no Tempo – Rosie Kriszhaber

 Residencial Israelita Albert Einstein – Setor de Inovação

 16:45 – Avaliação e coffee end                                   

 *Programação sujeita a alterações