O Dia Nacional da Imigração Judaica homenageia a contribuição dos judeus para a formação da sociedade brasileira. A celebração, no dia 18 de março, foi criada por um projeto de lei do deputado federal Marcelo Itagiba (PSDB-RJ), sancionado em 2009 pelo então presidente em exercício, José Alencar.

O povo judeu faz parte da história do Brasil desde o seu descobrimento. Mas foi no Nordeste, durante a ocupação holandesa, que se instalou também a primeira comunidade judaica organizada do país, em Recife. Foi nesta cidade que foi erguida a primeira sinagoga das Américas, Kahal Zur Israel, um marco da presença judaica no país.

“Ao longo dos séculos, nossos antepassados vieram ao Brasil em busca de paz, vida digna e oportunidades. Aqui foram bem recebidos e se estabeleceram. A contribuição judaica ocorre em diversas frentes: na cultura, na ciência, nas universidades, nos governos e nas empresas. A comunidade judaica brasileira se orgulha de sua história neste país, de espírito acolhedor e que tem, na diversidade, uma de suas grandes riquezas”, disse o presidente da Conib, Fernando Lottenberg. A Confederação Israelita do Brasil, fundada há 71 anos, em conjunto com as quinze federações e associações estaduais, representa institucionalmente a comunidade judaica brasileira.

Com o passar do tempo, a comunidade judaica cresceu, fincou raízes profundas, espalhou-se pelos diversos estados da federação e trabalha, integrada, pelo desenvolvimento e bem-estar da sociedade brasileira.