Conib promove encontro da comunidade com Hamilton Mourão

339
Eduardo Wurzmann, Fernando Lottenberg,Vice-Presidente do Brasil Hamilton Mourão, Luiz Kignel e Ricardo Berkiensztat – Foto: Eliana Assumpção

Hamilton Mourão, presidente em exercício do Brasil, compareceu a um jantar promovido pela Conib, na noite desta segunda-feira (18), em São Paulo. Foi uma noite que contou com expressivo apoio e representatividade por parte das lideranças da comunidade judaica brasileira.

Durante o encontro, que reuniu cerca de 50 pessoas, o presidente fez questão de mencionar a importância da contribuição judaica para a sociedade brasileira e reforçou a relevância dos valores judaicos para o país. O presidente em exercício agradeceu a oportunidade de encontrar as lideranças judaicas e manifestou sua admiração pelo povo judeu e Israel. Mourão defendeu ainda as reformas apresentadas pelo governo.

“O presidente retribuiu uma visita que fiz a ele, em Brasília, junto com outros membros da diretoria, em fevereiro. Foi uma noite marcante para nós, da comunidade judaica brasileira” – disse o Presidente da Conib, Fernando Lottenberg, que acrescentou: “Esta interlocução, com representantes do governo, é parte essencial da atuação da Conib.

Entre os presentes, o presidente do Conselho Consultivo da Conib, Claudio Lottenberg, entre outros conselheiros, diretores e apoiadores da Conib como Benjamin Steinbruch, Charles Rothschild, Daniel Feffer, Elie Horn e Jayme Garfinkel. Presidentes das Federações Israelitas de São Paulo, Luiz Kignel, do Paraná, Isac Baril e representantes das federações de Brasília, Mauro Leonardo Cunha, de Santa Catarina, Denise Pizelman Rost, da Bahia, Maurício Szporer e Rio Grande do Sul, Zalmir Chwartzmann. Também compareceram líderes religiosos, como os rabinos Yossi Schildkraut, Ruben Sternschein e David Weitman, além do presidente do PRTB, Levy Fidelix, que acompanhava o presidente Mourão em sua vinda a São Paulo, entre outros convidados.

Fernando Lottenberg, em sua saudação, falou ao governante sobre a Conib, seus princípios e atuação.

“Somos a Conib, a Confederação Israelita do Brasil. Fundada em 1948, está presente em quinze estados do Brasil, representando a comunidade judaica brasileira perante os três poderes da República e a sociedade civil. Agimos com base em princípios como a defesa da paz, da democracia, o combate à intolerância, ao racismo e ao terrorismo, a busca da justiça social e o diálogo inter-religioso. Atuamos politicamente, mas de forma apartidária. A Conib posiciona-se na linha de frente do combate ao racismo, ao antissemitismo e à intolerância de todos os matizes e, nesse sentido, promovemos também ações jurídicas contra atitudes discriminatórias. Estamos concluindo um projeto, juntamente com a FGV, sobre a Construção do Conceito de Discurso de ódio, no Brasil, trazendo subsídios concretos para sua compreensão e enfrentamento. O mundo, Sr. Presidente, passa por grandes turbulências e, nessas circunstâncias, os extremistas ganham força e colocam em risco a paz e a boa convivência.

A comunidade judaica no Brasil é a segunda mais populosa da América Latina, com 120 mil integrantes. Sua história se confunde com a do próprio Brasil, desde a chegada das caravelas portuguesas. Somos descendentes de incontáveis gerações ancestrais que, embora testadas e submetidas a amargas provações, permaneceram fiéis em preservar a sua identidade. Temos muito orgulho da contribuição dos imigrantes judeus para a formação social, política econômica e cultural do Brasil, em áreas como a economia, a cultura, as artes, a política e as forças armadas.

Valorizamos o diálogo, o respeito às diferenças e acreditamos que é responsabilidade de nossas autoridades manter, na sociedade brasileira, um ambiente de respeito e de moderação.

Para quem acredita em coincidências, hoje se comemora o Dia Nacional da Imigração Judaica. A Lei nº 12.124 foi sancionada pelo então vice-presidente da República, José de Alencar, no exercício do cargo da Presidência”, concluiu Lottenberg.