Pesquisador do Instituto Weizmann que desenvolveu o TOOKAD® vem ao Brasil

171

O professor Avigdor Scherz, do Instituto Weizmann de Ciências, um dos responsáveis por desenvolver uma inovadora terapia não invasiva e sem efeitos colaterais para o câncer de próstata em estágio inicial, estará no Brasil entre os dias 25 e 29 de março.

Durante sua visita, Scherz fará uma palestra aberta ao público na Congregação Israelita Paulista no dia 25 de março, às 20h, com o tema “Uma luz para salvar a vida”. Ele vem ao Brasil para participar do evento “São Paulo School of Advanced Science on Modern Topics in Biophotonics”, realizado pela USP com apoio da Fapesp, que acontecerá em São Carlos entre os dias 20 e 29 de março.

O tratamento inovador, baseado em 20 anos de pesquisas, foi desenvolvido pelo Prof. Avigdor Scherz, do Departamento de Botânica e Ciências Ambientais, junto com Prof. Yoram Salomon (que faleceu em 2017), do Departamento de Regulação Biológica, ambos do Instituto Weizmann de Ciências. A Terapia Fotodinâmica Vascular Dirigida (VTP) com o TOOKAD® demostrou curar câncer de próstata em estádios iniciais e está sendo pesquisada para o câncer de pâncreas, entre outras doenças.

O medicamento sintetizado a partir da bacterioclorofila, pigmento fotossintético de certas bactérias aquáticas que obtêm energia da luz solar, é ativado pela iluminação com laser, e os pacientes são liberados poucas horas após o procedimento ambulatorial com duração aproximada de 90 minutos. A terapia foi aprovada em Israel e no México e é aguardada a aprovação pela Anvisa.

“Esta pesquisa é disruptiva na área e serve de amostra do grande impacto da ciência produzida no Weizmann, conjugando a excelência dos cientistas e a multidisciplinaridade da pesquisa”, destaca Mario Fleck, presidente dos Amigos do Weizmann do Brasil.

O Prof. Avigdor Scherz estudou na Universidade Hebraica de Jerusalém BSc, MSc e PhD em física, química e biofísica respectivamente. Fez seu pós-doutorado nos Estados Unidos (University of Illinois in Champaign/Urbana e University of Washington em Seattle). Está no Instituto Weizmann de Ciências desde o ano 1983. Atualmente é membro do Departamento de Botânica e Ciências Ambientais.

Prof. Scherz recebeu numerosos prêmios e é codetentor de 15 patentes que aportaram a base para transferência de tecnologia e estabelecimento de várias Start-ups.