Representantes de entidades judaicas participaram de capacitação no Ministério Público conduzida pela promotora de Justiça Valéria Scarance

O Grupo de Empoderamento e Liderança Feminina da Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) participou, no dia 16 de abril, de uma capacitação oferecida pelo Núcleo de Gênero do Ministério Público, com o tema “Explicando o acolhimento em casos de abusos contra a mulher, ciclos de violência e processo judicial”.

A ação contou com a participação de 50 pessoas entre voluntárias do Grupo de Empoderamento e Liderança Feminina (ELF) da Fisesp, psicólogas e assistentes sociais que trabalham em instituições da comunidade.

A iniciativa buscou contribuir para a capacitação de profissionais e voluntárias envolvidas no atendimento de mulheres em situação de violência doméstica e familiar, de forma a qualificar o trabalho desenvolvido e favorecer o acesso aos direitos previstos na lei.

“Essa capacitação faz parte do programa idealizado pelo Grupo Elf-Fisesp, na área de assistência e prevenção às mulheres em situação de vulnerabilidade, e que será implantado no segundo semestre. Vamos oferecer acolhimento e assistência através de uma rede comunitária de apoio”, destacou Miriam Vasserman, diretora do Grupo de Empoderamento e Liderança (ELF) Feminina da Fisesp.

Coordenado por Patricia Levy, o projeto terá como objetivo conscientizar a comunidade judaica sobre os abusos contra a mulher, um problema que afeta a saúde da mulher, seu entorno familiar e social.

“Hoje não podemos fechar os olhos para o problema de violência que afeta a mulher, independente da classe social, idade ou religião. Faz parte do Judaísmo agir para o bem da humanidade e, dentro desse princípio, o Grupo ELF vem trabalhando para transformar a vida de mulheres e famílias em nossa comunidade”, complementou Miriam.

O Grupo de Empoderamento e Liderança Feminina da Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) iniciou suas atividades em 2018 com o desafio de liderar iniciativas e projetos para empoderar, estimular e incentivar mulheres, judias de todas as idades a assumirem papéis de destaque nas diversas instituições que temos dentro da comunidade Judaica de São Paulo e também mais atuantes na sociedade maior.