O renomado Maestro João Carlos Martins fará participação especial no concerto “O Maestro – Em Busca da Última Música”, dirigido pelo Maestro italiano Francesco Lottoro e executado pela Orquestra Jazz Sinfônica, com músicas compostas e recuperadas dos campos de concentração. O evento abrirá as comemorações pelos 75 anos da libertação dos campos de concentração e será realizado, no dia 21 de novembro, às 20h30, no Auditório Simón Bolívar, do Memorial da América Latina, em São Paulo.

O Concerto acontece por iniciativa da organização ambiental KKL Brasil e terá parte da renda dos ingressos revertida para o “projeto 100 viagens”, do maestro italiano, para a continuidade da pesquisa de novas partituras com os poucos sobreviventes do Holocausto ainda em vida.

Na mesma ocasião acontecerá a Exposição “Rostos do Holocausto”, do fotógrafo Eduardo El Kobbi, com imagens dos sobreviventes do Holocausto que residem no Brasil e que estarão presentes ao Concerto.

Há 30 anos o maestro Francesco Lotoro dedica-se a missão de resgatar e apresentar esse patrimônio musical ao mundo. Lotoro catalogou cerca de 1,6 mil compositores e transcreveu mais de 8 mil obras musicais.

Grande parte dessas composições, muitas das quais escritas em milhares de manuscritos, em partituras e folhas despedaçadas e até rabiscos em papel higiênico ou em sacos de carvão, foram criadas por judeus, mas há também músicas feitas por presos políticos, comunistas, homossexuais, ciganos e religiosos.

O acervo conservado em sua casa na pequena cidade de Barletta, no sul da Itália, reúne óperas, operetas, música sinfônica, lírica, jazz, até canções populares, cantigas e paródias e será transformado pelo governo italiano na “Cittadella Della Musica Concentracionalle”, um Centro Cultural com teatro, cinema e biblioteca e tratará apenas de musicas concentracionais.

Seu trabalho Lotoro foi retratado no documentário “O Maestro”, de Alexandre Valenti, premiado no mundo todo e exibido em São Paulo durante a 42ª Mostra Internacional de Cinema.

Concerto “O Maestro – Em Busca da Última Música”, dirigido pelo Maestro italiano Francesco Lottoro, e executado pela Orquestra Jazz Sinfônica, com músicas compostas em campos de concentração

Data: 21 de novembro de 2019 (quinta-feira)
Horário: 20h30
Local: Teatro do Memorial da América Latina
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda,
Valores: De R$ 90,00 (meia entrada) a R$240,00
Ingressos: www.sympla.com.br
**Cartões de crédito: Visa, Mastercard, American Express e Diners.
Lotação: 1009 lugares
Recomendação etária: Livre
Possui acesso para deficientes físicos.