“Fest Shalom” recebeu 10 mil pessoas e agitou a região do Ibirapuera

534

A região do Ibirapuera tornou-se um grande palco da cultura judaica durante o “Fest Shalom SP 2019”, que aconteceu no domingo, 08 de dezembro, no estacionamento da Assembleia Legislativa, com um público estimado en mais de 10 mil pessoas.

Organizado pela Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), o evento, em sua segunda edição, reuniu o melhor da arte e cultura judaica, além de uma completa Praça de Alimentação Kasher, que apresentou a diversidade da culinária judaica, com pratos típicos como falafel, burekas, sanduiche de pastrami e varenikes, ao lado de opções tradicionais de outras culturas, como a japonesa e a baiana.

Entidades judaicas tiveram forte presença no Fest Shalom

O Fest Shalom também contou com um Shuk (Mercado), com a venda de artesanatos, peças de design e produtos judaicos, uma área sobre Israel, com dicas de turismo e inovação, um setor com a presença de Entidades Judaicas, além de uma Área Infantil, com infláveis e brinquedos para as crianças.

Fest Shalom recebeu 10 mil pessoas e agitou a região do Ibirapuera

Durante todo o Domingo o palco principal trouxe apresentações de danças típicas, música judaica e israelense, coral, bandas e DJ, além de muita Harkadá (dança de roda judaica) com a participação do público.

“O Fest Shalom SP trouxe mais uma oportunidade para todos conhecerem a diversidade da cultura, religião e da gastronomia judaica. Foi uma incrível troca de experiências que aproximou pessoas de diferentes culturas”, afirmou o presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Luiz Kignel.

“Vivemos um momento de muito preconceito e antissemitismo, inclusive aqui no Brasil e acreditamos que uma das maneiras mais eficazes de combate-lo é com informação, conhecimento, e colocando a comunidade na rua, para que todos possam ver a nossa diversidade”, frisou o diretor da Fisesp e idealizador do Fest Shalom, David Diesendruck.

Marcelo Smith foi uma das atrações do palco

“O Fest Shalom foi um sucesso graças ao engajamento dos voluntários e da comunidade judaica que unidos, conseguiram transmitir e compartilhar a cultura e a tradição judaica para a comunidade maior”, complementou Elisa Nigri Griner, diretora da Fisesp e voluntária da equipe da organização do evento.

O Fest Shalom SP foi organizado pela Federação Israelita do Estado de São Paulo, com apoio do Conscre, da Assembleia Legislativa e do vereador Daniel Annenberg.

Gaby Milevsky, diretor da Hebraica e Luiz Kignel, presidente da Federação Israelita SP
O vereador Daniel Annenberg foi recebido por Luiz Kignel e David Diesendruck
Público ganhou balões com o símbolo da bandeira de Israel
Jairo Roizen e Henry Gherson, organizadores do Fest Shalom
A praça de alimentação 100% kasher, trouxe diversos tipo de comida. Tinha até Acarajé
As harkadot movimentaram a tarde no Fest Shalom
Trio Edels apresentou canções de vários estilos
As crianças puderam se divertir nos enormes brinquedos infláveis espalhados
Bloco Carnavalesco Kiparada encerrou o Fest Shalom

Crédito das fotos: Felipe Araújo