Congregação Israelita Paulista realiza Concerto On-line em comemoração aos seus 85 anos

53

Congregação Israelita Paulista (CIP) realiza no dia 28 de fevereiro, às 17h, Concerto Beneficente com a Israel Camerata Orchestra, sob regência do consagrado Maestro Yeruham Scharovsky  e solo de Danielle Akta, a prodígio violoncelista de 19 anos de idade nomeada pelo Daily Gazette como uma das 10 melhores artistas de música clássica em 2016.

O programa inclui: Concerto para Violoncelo Op. 129 de Schumann,  a Sinfonia Italiana Op. 90 de Mendelssohn e os Hinos Nacionais do Brasil e  de Israel.

A exibição   será  online, mediante inscrição prévia e gratuita pelo link: cip.org.br/camerata85.

Quem desejar,  poderá  efetuar uma doação que será revertida para os projetos sociais da CIP,  que beneficiam não só a comunidade judaica, como também a sociedade maior.

A Israel Camerata Orchestra

Fundada em 1983 por Avner Biron, a Israel Camerata Orchestra é a principal orquestra de câmara em Israel. Durante quase quatro décadas de atividade, viajou por todo o mundo, apresentando-se nos mais prestigiados teatros como o Carnegie Hall em Nova York e o Philharmonie Hall em Berlim. A Camerata é aclamada pela interpretação e gravação de um extenso repertório, desde os períodos Barroco e Clássico à música da nossa época, sendo muito ativa no desenvolvimento de jovens músicos israelenses e na cultura musical em Israel.

O Maestro Yeruham Scharovsky

Scharovsky iniciou sua formação musical em seu país natal, Argentina. Nos anos 70 mudou-se para Israel e continuou seus estudos na “Rubin Superior Music Academy”. Em 1990 foi eleito por Zubin Mehta para receber o prêmio de “Jovem Artista do Ano”, consequentemente dirigindo o concerto de gala da Orquestra Filarmônica de Israel.  Scharovsky regeu a Orquestra Sinfônica Brasileira por seis anos, entre 1998 e 2004, e mais de 50 orquestras ao redor do mundo.  Paralelamente à sua carreira como maestro internacional, vem desenvolvendo uma vasta atividade no campo social e da Educação Musical, dando masterclasses de regência orquestral em Israel, Brasil, Colômbia, Alemanha, Itália e Espanha.

A solista Danielle Akta

Elogiada por críticos musicais ao redor do mundo e considerada como uma das principais jovens violoncelistas prodígios,  a israelense Danielle Akta foi nomeada pelo Daily Gazette como uma das 10 melhores artistas de música clássica em 2016, e ganhou o “Critic’s Choice” em  música clássica pelo Times Union no mesmo ano. Bolsista da Fundação Internacional Vladimir Spivakov, da Russia, ela também recebeu o Prêmio ‘Oleg Yankovsky’ de Descoberta Artística de 2016, o Prêmio “Jovem Artista”,  além da bolsa da Fundação Cultural América-Israel com distinção desde 2013 e a   Bolsa Wolfganag Laufer Memorial Cello para Mérito Excepcional. Nascida em 2002 em uma família de músicos, Danielle toca um violoncelo Enrico Orselli graciosamente colocado à sua disposição pelo Dr. Moshe Kantor através da Fundação Internacional Vladimir Spivakov.

A Congregação Israelita Paulista (CIP)

A Congregação Israelita Paulista (CIP), é considerada a maior comunidade judaica liberal da América Latina. Desde a sua fundação em 1936  vem unindo  a tradição à inovação, promovendo um judaísmo inclusivo que contribui para o aprimoramento do indivíduo, da comunidade e da sociedade. Durante a pandemia,  a CIP rapidamente se estabeleceu no ambiente digital e conectou milhares de pessoas aos seus serviços religiosos, cursos, palestras e eventos, por meio da tecnologia e do trabalho incansável de profissionais e voluntários. Em 2021, a CIP comemora 85 anos e celebrará, com diversas iniciativas ao longo do ano, o dinamismo sempre presente na sua história e os caminhos para um futuro de acolhimento, diversidade e conexão junto à comunidade.