Com apoio do Consulado israelense, São Roque inaugura o Bosque de Israel

422
Guto Issa e Alon Lavi inaguram o bosque de Israel - Foto: Júlio Martins

Israel e o município de São Roque (SP) trocaram homenagens com a inauguração de um bosque dedicado ao Estado judeu no principal centro cultural do município paulista, por meio do plantio de 73 oliveiras e romãzeiras. O cônsul-geral Alon Lavi e o prefeito Guto Issa coordenaram a iniciativa, em evento realizado na última terça-feira.

A criação do Bosque de Israel, o primeiro do gênero no estado de São Paulo, compôs o calendário de junho, mês do Meio Ambiente, e o número de árvores plantadas faz alusão aos 73° aniversário da independência israelense, ocorrido em maio. “Temos uma grande admiração por Israel e pela comunidade judaica brasileira”, ressaltou o prefeito Guto Issa. “E nossa gestão carrega também forte compromisso com a questão ambiental, o que fez do evento uma expressão natural de nortes de nosso trabalho”.

À frente da consulado desde 2019, Alon Lavi valoriza relações com cidades do interior paulista e, nessa estratégia, construiu laços com São Roque. Fez visitas à cidade, reuniu-se com lideranças locais e coordenou a doação, pelo consulado, de equipamento de combate à pandemia, para ser usado em escolas são-roquenses.

Participaram também da inauguração do bosque, entre outros convidados, o vice-prefeito, Maíque Boccato; o vereador Júlio Mariano, presidente da Câmara Municipal; os deputados estaduais Heni Ozi Cukier e Arthur do Val; Maristela Basso, representando o secretário estadual de Relações Internacionais, Júlio Serson; o presidente-executivo da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Ricardo Berkiensztat; Eduardo El Kobbi, Eliezer Kann e Marcelo Schapo, da organização ambiental KKL Brasil; os empresários Airton Clerman e Gilson Schilis; os pastores Melqui Heliton de Sousa, Eduardo Seixas Júnior e Sandro Bueno Gonçalves e a gestora do Catarina Outlet, Tatiana Cazarim.

Guto Issa e Alon Lavi reafirmaram a disposição em ampliar parcerias, sobretudo em áreas como educação, cultura e meio ambiente. “Temos o compromisso de plantar anualmente pelo menos uma nova árvore, como símbolo do aprofundamento permanente de nossos laços”, declarou o prefeito.

“Tenho um carinho muito grande por essa cidade, onde conheci profissionais de alto nível e a quem hoje chamo de amigos, como o prefeito Guto Issa”, afirmou o cônsul. “Pessoas dedicadas a fazer com que esse lugar tão bonito evolua cada vez mais”.

Localizado no centro cultural Brasital, o Bosque de Israel ficará aberto à visitação. São Roque situa-se a cerca de 60 quilômetros de São Paulo, com acesso pelas rodovias Raposo Tavares e Castelo Branco.

Guto Issa, Alon Lavi, Heni Ozi Cukier, Arthur do Val e Eduardo El Kobbi.