Na última terça-feira (27), o mesatenista Israel Stroh foi recebido pelo Clube Hebraica de SP em cerimônia aberta para a comunidade, com o intuito de desejar boa sorte ao atleta nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, que acontecem a partir do dia 24 de agosto. Stroh já conta com uma medalha de prata na classe 7, conquistada nos jogos Rio 2016.

 

Desde 2018, Israel faz parte do corpo de atletas da Hebraica SP. Em discurso dirigido ao mesatenista, o presidente do clube, Fernando Rosenthal, declarou: “É uma honra tê-lo como atleta do clube. Esperamos que você se divirta, que aproveite. Temos em você um exemplo para toda a nossa comunidade, para o nosso clube e temos a honra de vesti-lo com o uniforme da Hebraica. Todos aqui estão para te desejar boa sorte.”

 

Ao receber o presente e os agradecimentos pela representação do clube, do país e da comunidade judaica, o mesatenista aproveitou para discursar sobre a importância do esporte e como ele contribui para a construção de pessoas melhores no mundo.

 

“O grande vencedor do esporte não é o dono da medalha. Os grandes vencedores são vocês. Sou eu quando estava na condição de vocês. Essas palavras que recebi, às quais eu sou muito grato, se elas de fato são justas, são pelo que eu construí quando estava na posição de vocês. Para o esporte e para a comunidade eu espero trazer as melhores emoções”, afirmou Israel.

 

Israel Stroh, de 34 anos, é o sexto colocado no ranking mundial. Foi prata nos Parapan de Toronto em 2015 e conquistou sua primeira medalha paralímpica no Rio 2016, ao ficar com a prata na classe 7. Nas Macabíadas Mundiais, em 2017, o tenista de mesa levou medalha de ouro.

Israel foi vítima de uma paralisia cerebral por falta de oxigênio durante o parto, que comprometeu parte de seus movimentos. Aos 25 anos, o mesatenista descobriu que suas condições físicas possibilitariam a participação nos torneios paraolímpicos. Ao ser aprovado na classificação funcional deu início à trajetória no esporte paralímpico.