Historiador Leandro Karnal e Rabino Dr. Ruben Sternschein debatem sobre Magnetismos Judaicos

15
Rabino Dr. Ruben Sternschein e o historiador Leandro Karnal

Para marcar o último encontro virtual dos Desafios Contemporâneos do Pensamento Judaico, o rabino Dr. Ruben Sternschein da Congregação Israelita Paulista (CIP),  recebeu no dia 29 de julho,  o historiador Leandro Karnal  para um debate com o tema: Magnetismos Judaicos – O que te fascina na Cultura Judaica?

Doutor em História Social pela USP e professor da UNICAMP, Leandro Karnal, que também é palestrante, escritor, youtuber e tem mais de 3 milhões de seguidores no Instagram, destacou de maneira muito bem humorada,  sua  relação próxima com o judaísmo. Ele contou diversas histórias, inclusive do tempo em que  foi professor do Colégio Iavne e afirmou ser um “colecionador de kipot”.

Karnal, que se considera ateu, foi criado em uma família de católicos e luteranos e explicou sobre como estuda as religiões mesmo sem ser religioso. “Sou fascinado pelas religiões em geral,  e em particular pelos cultos afro- brasileiros e pelo judaísmo. Também tenho um grande conhecimento pelo mundo católico A religião está na base da minha formação, nos estudos, na erudição, nos valores e na minha luta pelo respeito. Perdi minha fé, e não minha história”, ponderou.

O historiador também destacou o que mais lhe atrai na cultura judaica.“ Tem algo que acho profundamente judaico que é o aspecto prático das questões. Quando vejo alguém muito prático, sempre imagino que tem uma ascendência judaica. Os judeus são grandes criadores de narrativas e suas questões culturais são fascinantes”.

Ao final do debate, inverteram-se os papeis e Leandro, o entrevistado, fez uma pergunta ao rabino Dr. Ruben Sternschein, o entrevistador: Qual o grande ponto que o senhor admira na cultura judaica, afinal decidiu se dedicar ao rabinato. O que é o grande chamado? Existe uma vocação para Rabino?

“Eu acredito que sim, existe uma vocação. Claro que existem aqueles que são rabinos pela formação. Porém acho que dentro dessa pergunta existe outra, que é no que consiste essa vocação? Se você quer entender o rabino,  tente imaginar qual é a outra profissão paralela que ele está exercendo  junto com o rabinato e você vai saber como ele funciona e o que o movimenta.  Acredito que quando as pessoas se dedicam a algo por vocação acabam sendo mais sinceras, honestas e se entregam com paixão” concluiu.

O evento Desafios Contemporâneos  conta com o apoio de Lei Federal de Incentivo à Cultura e o patrocínio de: Itaú-Unibanco,  CSN, Bemol, GR Segurança, Focus Energia, Helbor e Rosset.

Assista o debate em: cip.org.br/aovivo e no Facebook: https://www.facebook.com/cipsp