Especialista em finanças fala sobre autonomia e liberdade financeira em evento do Grupo de Liderança e Networking da Fisesp

18

Ana Paula Hornos, considerada uma das maiores referências em educação financeira do Brasil, falou sobre “Autonomia, empoderamento e liberdade financeira”, em um evento online organizado pelo  Grupo de Liderança e Networking  (LEN) da Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) em parceria com a Matutaí, no dia 10 de agosto.

Especialista em finanças e comportamento, Ana Paula Hornos foi executiva de grandes empresas nacionais e multinacionais, além de colunista do Estadão, professora da FGV-IDE, palestrante na Casa do Saber, Coach e autora de diversos livros.

Neste encontro, ela trouxe sua longa experiência em educação financeira,  psicologia e comportamento, buscando responder às seguintes perguntas:  O que falta para as mulheres chegarem lá?  De onde vem a falta do empoderamento? Quais as crenças e comportamentos que reforçam a dependência financeira? Como tomar o primeiro passo em direção à mudança?

Segundo ela, existem algumas dicas básicas,  porém importantes para quem está em busca da saúde financeira. É necessário pensar no curto e no longo prazo,  ter auto controle e saber como usar o deu dinheiro: utilizar apenas 70% da renda, doar 10% de valor e poupar / investir os  20% que sobraram.  “Quando nós doamos, além de ajudarmos ao próximo, aumentamos nossa capacidade de poupar e estamos cuidando de nós mesmos”, concluiu a especialista.

Grupo de Liderança e Networking nasceu com o objetivo de aumentar a participação de mulheres em posições de liderança. Ele é um dos braços do Grupo de Empoderamento e Liderança Feminina da Fisesp (ELF) .