Marcos Knobel é eleito presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo

93

O cardiologista Marcos Knobel, foi eleito na noite desta terça- eira, 26 de outubro de 2021, presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), entidade que representa oficialmente a comunidade judaica paulista. Na nova diretoria ele terá Miriam Vasserman como vice-presidente, Gilson  Finkelsztain como tesoureiro e Rafael Nasser como secretario geral.

Knobel assume o cargo em 1º de janeiro de 2022, onde fica até o final de 2023, com a meta de dar continuidade aos projetos da gestão anterior e focar nos seguintes pilares: pertencimento, pluralidade, acolhimento e construção de pontes.

Durante a Assembleia Geral, que aconteceu virtualmente,  o atual presidente Luiz Kignel apresentou um balanço de seus dois mandatos que segundo ele,  foram totalmente diferentes por conta dos desafios impostos pela Covid.  Ele destacou os avanços  nas questões de  violência doméstica,  na causa LGBTQIA+,  na educação judaica, no diálogo Inter-religioso e na segurança comunitária.

Na mesma noite, foram definidas as entidades que que integrarão o Conselho Deliberativo, que terá como presidente Denise Antão e como vice Fernando Rosenthal. São elas:

Associação Brasileira A Hebraica de São Paulo

Associação Cemitério Israelita de São Paulo (Chevra Kadisha)

Associação Fundo Comunitário – Keren Hayesod

Associação Israelita Chabad Morumbi

Colégio Hebraico Brasileiro Renascença

Congregação Israelita Paulista – CIP

Escola Beit Yaacov

Hospital Israelita Albert Einstein

Na’amat Pioneiras São Paulo

Shalom Liga Israelita do Brasil

União Brasileiro Israelita do Bem Estar Social – Unibes

Representante da Juventude – Nestor Kirchuk

Representante dos ex-presidentes da Fisesp – Luiz Kignel

Suplentes

Centro Cultural Knesset Israel

Colégio Iavne

Congregação Beth El