Congregação Israelita Paulista vai homenagear o rabino Henry Sobel z’l nesta sexta-feira, 05 de novembro

13

Congregação Israelita Paulista (CIP)  vai homenagear o rabino Henry Sobel z’l, falecido em 22 de novembro de 2019,  com um Cabalat Shabat Especial conduzido pelo rabino Dr. Ruben Sternschein e o descerramento de uma placa em sua homenagem, nesta sexta-feira, 05 de novembro, às 18h45.

O evento  será presencial com número limitado de pessoas  (mediante pré inscrição pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfXD3Bfg00ZR2wniOWcw49fDjAdf4wXAdzq92OA09PA9HszaQ/viewform ) e também será transmitido online  pelas redes sociais da CIP.

O rabino Henry Sobel z’l foi um protagonista histórico na defesa dos direitos humanos no Brasil, com destaque para sua atuação na luta pelo esclarecimento do assassinato do jornalista Vladimir Herzog, em 1975, em São Paulo, durante a ditadura militar. Sobel recusou-se a enterrar Herzog na ala dos suicidas do cemitério israelita, por rejeitar a versão oficial acerca das circunstâncias da morte. O rabino também participou, ao lado de líderes como Dom Paulo Evaristo Arns e Jaime Wright,do ato inter-religioso em homenagem a Herzog, naquele mesmo ano.

Português por nascimento, norte-americano por adoção, Sobel era filho de judeus de tradicional ortodoxia. Ao Brasil, país que tanto gostava, chegou na década de 70. À frente da Congregação Israelita Paulista (CIP), onde ficou até 2007, transformou-se em uma das grandes lideranças religiosas do país. Sobel estabeleceu diálogo e construiu pontes entre o judaísmo e as demais religiões, participando de inúmeros cultos e eventos ecumênicos. Foi também representante da Confederação Israelita do Brasil (Conib) para o diálogo inter-religioso. Sua atuação ajudou a inserir a comunidade judaica em um outro patamar na vida nacional.

Flyer do shabat