Turma da Mônica marca presença no Dilemas Éticos da CIP

14

Mauricio de Sousa é o mais premiado autor brasileiro de história em quadrinhos. No dia  17 de novembro, ele participou de uma deliciosa conversa com o rabino Michel Schlesinger,   no Dilemas Éticos da CIP, onde falou sobre sua história de vida, conquistas, desafios e de como deu vida aos  personagens da Turma da Mônica.

Na infância, ele encontrou seu primeiro gibi caído na rua. A curiosidade daquela criança que cresceu em Mogi das Cruzes, cercado por uma família amorosa, fez com que sua mãe o alfabetizasse aos quatro anos. O gosto pela leitura e pelo desenho se mostrou desde cedo. Na  escola, Mauricio de Sousa  ilustrava suas lições de casa e começou a criar gibis tendo os colegas de classe como personagens.

O cartunista também falou sobre a construção e a evolução de seus personagens e de como seu trabalho foi influenciado pela sociedade e  pelas crianças: “Uma vez que eu crio um personagem e ele é aceito, procuro não fazer muitas mudanças. Ele vai continuar com a mesma aparência e a mesma roupa.  Porém,  acompanhamos as mudanças naturais de geração para geração. Por essa razão, acredito que mantemos um público constante sem perda de atualidade. Além disso, passarmos muitas informações educativas através de historinhas engraçadas. Também nos envolvemos em gibis especiais voltados para a área de saúde, direitos das crianças, educação e meio ambiente”.

“Mauricio de Sousa teve a generosidade de tornar sua experiência pessoal em coletiva, possibilitando que milhões de pessoas tivessem a mesma oportunidade que ele teve em sua infância. Temos muitos analfabetos funcionais no Brasil, e tenho certeza que seus gibis foram responsáveis por ajudar a diminuir essa estatística”, destacou o rabino Michel.

“Ao final da live, Maurício contou um dos segredos do seu sucesso, não só no Brasil, mas em todo o mundo.  “Meus personagens são reais, humanos, agradáveis e engraçados e através deles tento sempre passar mensagens universais”.

O encontro on-line teve tradução em libras e  transmissão  pelos  canais digitais da CIP. Confira em: https://www.youtube.com/watch?v=W5OCMOpIOm4

O evento Dilemas Éticos é uma  realização da Congregação Israelita Paulista (CIP) e conta com o patrocínio de: Itaú-Unibanco,  CSN, Bemol, GR Segurança, Focus Energia, Helbor e Rosset e Lei Federal de Incentivo à Cultura.