Federação Israelita SP realiza Drive Thru Solidário para arrecadar agasalhos em Higienópolis

32

Como já é tradicional no bairro, aconteceu neste domingo, 12 de junho, a 22ª edição da  Mega-Campanha de Arrecadação de Agasalhos em Higienópolis. Dezenas de jovens acordaram cedo e colocaram em prática  um dos preceitos do judaísmo: a tzedaká,  justiça social.

Promovida pelo  Departamento de Juventude da Federação Israelita do Estado de São Paulo, a Campanha deste ano teve como tema “Todos na luta contra o frio”.

“A população de rua está sofrendo demais com o frio e com a fome. Nosso papel é de minorar essa condição. A Federação tem a tradição de fazer a Campanha do Agasalho,  que  além de fazer parte de um dos pilares do judaísmo, que é o “Tikun Olam” (consertar o mundo) conta com o fundamental engajamento dos jovens”, destacou o presidente executivo da Fisesp, Ricardo Berkiensztat.

A arrecadação aconteceu das 10 às 16h no Drive Thru Solidário na Praça Vilaboim, já conhecido entre os moradores do bairro, que durante todo o Domingo “arremessaram” seus agasalhos nas caixas de coleta. Essas peças  vão se somar ao que já foi recolhido nas 30 caixas que foram distribuídas pela Fisesp em entidades judaicas e estabelecimentos comerciais.  Todos os agasalhos serão entregues para a UNIBES e prioritariamente repassados para a população em situação de vulnerabilidade social.

“ Nos últimos dois anos, por conta do Covid, concentramos a arrecadação no Drive-Thru. Este ano já conseguimos sair com o carro de som  circulando pelo bairro,  e se tudo der certo, no próximo faremos uma  grande Festa como costumávamos fazer antes da pandemia”, explicou a diretora de Juventude da Fisesp, Elisa Nigri Griner.

“Estamos fazendo um esforço para engajar as dez  tnuot que temos em São Paulo. Elas  são muito diferentes e é muito importante  que os jovens aprendam a conviver juntos e a trabalhar integrados”, complementou Paula Lottenberg, que também é diretora da Juventude da Fisesp.

“Estamos ensinando a próxima  geração a ser solidária e a colocar em prática os princípios do judaísmo. Tudo o que estamos arrecadando não vai para a nossa comunidade, mas para a sociedade maior, mostrando que pensamos de maneira muito mais ampla,   de forma a fazer o bem para quem não tem, seja em São Paulo ou no Brasil”concluiu o presidente da Fisesp, Marcos Knobel.

Para fechar o domingo com chave de ouro, a Campanha foi encerrada com uma confraternização entre os jovens no Espaço K.

22ª Campanha do Agasalho em Higienópolis foi realizada pela  Área de Juventude da  Federação Israelita do Estado de São Paulo e  Conselho Juvenil Judaico Sionista  com apoio da Unibes.

Juventude judaica mobilizada na Campanha do Agasalho
Presidente da Fisesp, Marcos Knobel depoisita agasalhos na caixa de coleta
Luiz Kignel, ex-presidente da Fisesp entrega suas doações