Alon Chen, presidente do Instituto Weizmann de Ciências, visita o Brasil e destaca a importância dos investimentos em ciência

12

“A ciência nunca pode parar, movida pela curiosidade e pelo investimento. Cada dólar investido em pesquisa gera 10 para a sociedade”, destacou Alon Chen, presidente do Instituto Weizmann de Ciências, que esteve no Brasil entre os dias 31de julho e 03 de agosto.

Acompanhado do CEO para a América Latina Daniel Schmit, ele participou de diversas reuniões e encontros com a proposta de estreitar laços, firmar colaborações científicas e de dar visibilidade à bolsa integral de pós-doutorado “The Weizmann-IDOR Pioneer Science Fellowships”.

A  “The Weizmann-IDOR Pioneer Science Fellowship”, está com inscrições abertas e resulta de uma parceria do Weizmann com o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR). Trata-se de uma bolsa integral de pós-doutorado exclusiva para brasileiros das áreas de Matemática, Física, Química e Biologia que desejem desenvolver projetos de pesquisa com interfaces com as Ciências da Vida e da Saúde.

As bolsas têm duração de três anos no campus do WIS, em Rehovot, Israel, onde há estudantes de cerca de 45 países e o inglês é o idioma predominante. A ideia é promover o treinamento avançado de jovens cientistas no exterior e  oferecer condições atraentes de carreira  para os pesquisadores que optarem por retornar ao Brasil após a conclusão do treinamento. As inscrições vão até 14 de outubro e podem ser feitas pelo site do Instituto Weizmann, que também traz mais detalhes sobre o programa: http://amigosdoweizmann.org.br/stage/weizmann-idor-pioneer-science-fellowship-program/

Uma das atividades de sua agenda no Brasil foi o encontro com  os  Amigos do Weizmann Brasil  (associação brasileira sem fins lucrativos que visa apoiar o Instituto Weizmann de Ciências) promovido pelo Instituto Oncoclínicas. Bruno Ferrari recepcionou o Prof. Alon Chen que brindou os convidados com um panorama sobre o Instituto Weizmann, mencionando alguns projetos e áreas de atuação que vêm ganhando foco, como meio ambiente e sustentabilidade, inteligência artificial, imunologia, e a pesquisa do cérebro com o a criação do novo Instituto do Cérebro e Neurociências. Ele destacou o desenvolvimento do primeiro computador quântico de Israel e as pesquisas em câncer que oferecem benefícios aos pacientes, além do projeto espacial “Fronteiras do Universo”.

Neurocientista, ele também falou a respeito de  suas pesquisas  sobre  estresse e  ansiedade. Seu trabalho  estuda como os mecanismos de resposta são ativados em diversas desordens psiquiátricas.  Prof. Chen e seus colegas descobriram genes, proteínas e circuitos de processamento da informação no cérebro ligados a ansiedade, depressão, transtornos de alimentação e síndromes metabólicas. Na palestra explicou como a pesquisa básica, ligada à ciência de dados, é cada vez mais eficiente e rápida em provocar mudanças, por exemplo no desenvolvimento de novas drogas ou na seleção das melhores terapias para cada paciente. Chen também destacou a interdisciplinaridade e a liberdade que permeia a filosofia do Instituto. “Fazemos ciência em prol da humanidade. Nossos cientistas têm total liberdade acadêmica”.

No Instituto Weizmann de Ciências, a grande maioria dos pesquisadores mora com suas famílias no Campus (que conta com mais de 60 centros multidisciplinares  e  cerca de três mil cientistas). “Muitas parcerias entre cientistas de diferentes áreas acontecem até mesmo no tanque de areia enquanto as crianças brincam”,  complementou o professor.

Ao final do evento, Alon Chen agradeceu o importante trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Grupo de Amigos do Weizmann, capitaneado por Mario Fleck, que aproveitou para convidar todos os apaixonados por ciência e saúde a se tornarem Amigos do Weizmann.

Saiba mais sobre o Weizmann

O Instituto Weizmann de Ciências é um dos principais institutos multidisciplinares do mundo, contando com mais de 3.000 cientistas, técnicos de laboratórios e estudantes. A instituição possui uma cultura internacional vibrante. Há mais de 70 anos reúne esforços que incluem a busca por novas formas de combater doenças e proteger o meio ambiente através do conhecimento e da inovação tecnológica.

Siga os Amigos do Weizmann em:

Site: www.amigosdoweizmann.org.br

Facebook: Amigos do Weizmann – Brasil

Instagram: weizmann_brasil

Twitter:@doweizmann