Cabalat Shabat Especial, Exposição e Documentário vão marcar os 85 anos do Lar das Crianças da CIP

41

Para dar início à comemoração  dos 85 anos do Lar das Crianças da CIP, a Congregação Israelita realiza nesta sexta-feira, 18 de novembro, às 18h45, um Cabalat Shabat Especial,  que vai homenagear pessoas que fizeram e fazem parte desta história que vem transformando vidas e reescrevendo futuros dentro do princípio judaico de Tikun Olam.

A cerimônia, que será seguida de um Kidush comemorativo, contará ainda com a inauguração da exposição e do  mini-documentário “Lar das Crianças da CIP: 85 anos Transformando Vidas”. 

A comemoração terá continuidade do Domingo, dia 20, à partir das 15h,  com um grande evento aberto ao público na Congregação Israelita Paulista (CIP),  que contará com a apresentação de mais de 300 crianças e jovens atendidos pelo Lar, além da exposição e da  exibição de documentário “Lar das Crianças da CIP: 85 anos Transformando Vidas”.

O apresentador José Eduardo Rennó (o Ludovico do Quintal da Cultura), vai costurar as apresentações de mais de 300 crianças e adolescentes (de hip hop, violão, musicalização e dança criativa), com textos, depoimentos e histórias recolhidas no processo do documentário.

O documentário, da Quem Somos Filmes, com direção de Renato Sacerdote e fotografia de Ary Diesendruck reúne  depoimentos de jovens voluntários e  profissionais que tiveram suas vidas transformadas ou que tem alguma ligação com o Lar das Crianças, intercalados com fotos de arquivos desde os anos 30 e 40 até  imagens captadas recentemente.

Já a exposição, que tem curadoria da Narrativa Um (Projetos e Pesquisas de História) em parceria com a Arquiprom  reúne vitrines, documentos, folhetos e álbuns, divididos em quatro módulos que vão levar o visitante a uma imersão na história do Lar das Crianças.

O evento Lar das Crianças da CIP: 85 anos Transformando Vidas, tem roteiro e direção geral de Gustavo Kurlat e direção de arte de Débora Dubois.   A realização é do Ministério do Turismo e  da Secretaria Especial da Cultura e do Lar das Crianças da CIP, com  patrocínio  da  Pinheiro Netto Advogados, Norfil, Mayekawa e Qualimax.

Saiba mais sobre o Lar das Crianças da CIP

 Fundado em 1937 em uma casa na Rua Barão de Limeira, centro de São Paulo, o Lar das Crianças da Congregação Israelita Paulista transforma vidas há 85 anos acreditando no poder da educação e do acolhimento. Criado por judeus alemães que fugiram do nazismo para atender aos filhos de seus irmãos de destino, o Lar se adaptou para atender a outras necessidades sem nunca perder sua essência: respeito e compromisso com o outro, solidariedade e justiça social.

O Lar funciona no contraturno escolar a partir dos 4 anos.  Aos 15 anos, em média, quando os jovens ingressam no Ensino Médio, começa o projeto Passaporte para a Vida –onde eles são acompanhados semanalmente por uma coordenadora que faz um trabalho de definição de carreiras, autoestima, persistência, apoio acadêmico e familiar.

Como comunidade educadora, o Lar das Crianças beneficia hoje diretamente 495 crianças, jovens e familiares. A gestão profissional, eficiente e transparente do Lar permite acompanhar, por meio de relatórios anuais e públicos, o bom uso dos recursos arrecadados com os doadores e voluntários.