Marcos Knobel recebe honrarias da Câmara de SP

62
Foto: Yuri Salvador | REDE CÂMARA SP

Em Sessão Solene nesta quarta-feira (17/5), a Câmara Municipal de São Paulo entregou a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão ao médico cardiologista e presidente da Federação Israelita SP, Marcos Knobel. A iniciativa foi do presidente do Legislativo paulistano, vereador Milton Leite (UNIÃO).

A Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão são geralmente concedidos conjuntamente a pessoas físicas nascidas na cidade de São Paulo por ações ou trabalhos prestados em prol dos cidadãos paulistanos. “A carreira descrita aqui de Marcos Knobel é um orgulho para essa cidade, para esse Estado e para esse país. A Câmara Municipal de São Paulo quando homenageia alguém com a Medalha Anchieta, realmente, é um reconhecimento que a sociedade faz por meio dos parlamentares. Hoje ela cai como uma luva cirúrgica na mão de Marcos Knobel, um médico dedicado não só à medicina, mas acima de tudo, cuidar dos seres humanos para a melhor qualidade de vida, socorrer as pessoas nas maiores dificuldades, o que é muito difícil”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de São Paulo.

O homenageado disse estar orgulhoso e honrado por receber a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão. “Eu, particularmente, não imaginava que receberia essa honraria tão importante da cidade de São Paulo. Mas, eu recebo com os braços abertos. Hoje em dia eu sou o presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo, sou cardiologista, vice-presidente do Hospital Albert Einstein. O que eu faço é dedicar essa honraria para as instituições que me levaram até onde eu estou. Agradeço muito ao vereador Milton Leite que originou essa honraria. Eu homenageio também o Hospital Albert Einstein, a comunidade judaica de São Paulo que me impulsionaram para receber essa honraria tão importante da cidade de São Paulo”.

Marcos Knobel nasceu em 22 de março de 1969, em São Paulo. É filho do médico cardiologista Elias Knobel e Betty Knobel, irmão de Luciana Knobel Friedheim. “Existem momentos na vida que são marcantes e esse é um momento marcante. Claro que eu estou muito emocionado porque para mim, o meu filho é aquele menino, é aquele menino que me acompanhava quando eu ia no hospital, quando o hospital estava no começo. Amanhã [18] faz 51 anos que eu fundei a UTI [Unidade de Terapia Intensiva] e quando eu fundei essa UTI o Marcos tinha 3 anos. Ele comigo, com 7 anos, a gente ia no jogo, ele viu o hospital crescendo e espontaneamente decidiu seguir a medicina”, disse o pai do homenageado.

Knobel é casado com Lara Knobel, com quem teve quatro filhos: Raphael, Karen, Eduardo e Nicole. “Para gente é uma emoção muito grande estar aqui hoje, com meu marido recebendo essa homenagem, os filhos vendo o pai recebendo essa homenagem. A gente está muito emocionado com esse dia, com essa honraria, porque a gente vê o quanto ele se dedica à medicina, o quanto ele se dedica aos pacientes, o quanto ele respira a saúde dos que estão a volta dele e a gente está sempre presenciando a dedicação dele, o estudo, o empenho, o carinho, realmente a gente só tem muito orgulho para sentir dele”, relatou a esposa.

A graduação foi em 1992 na Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo e hoje atua como cardiologista e intensivista. Knobel começou a fazer parte do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein no final de 1995, onde foi plantonista, coordenador da unidade coronária e presidente de várias comissões. Em 2016, ele foi convidado para assumir a vice-presidência do Hospital Albert Einstein, cargo que exerce há duas gestões.

“É uma alegria enorme saber que as pessoas que fazem parte da nossa vida desde a infância, desde a escola, nós estudamos na mesma escola e temos uma jornada como médicos bastante dedicada, e uma pessoa do nosso hospital que tem a sua carreira construída, que cuida dos meus pais como cardiologista, e que participa da nossa diretoria ser homenageado é um reconhecimento não só para o Marcos, que é muito merecido, mas para o Hospital Albert Einstein e toda a comunidade judaica”, salientou o presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, Sidney Klajner.

Além da dedicação à medicina, Knobel também se empenha em prol da comunidade judaica. Desde 2022, ele é presidente da Fisesp (Federação Israelita do Estado de São Paulo). “Tenho uma dupla satisfação: como cidadão paulistano, porque o Marcos é uma pessoa que representa quem ama São Paulo, quem gosta e quem vive aqui, se dedica à cidade dentro e fora da comunidade, e pessoalmente, porque dentro da comunidade ele se mostra uma referência. É um prazer para nós que estamos vendo que a Câmara Municipal dá esse reconhecimento para ele e para a nossa comunidade”, contou o ex-presidente da Fisesp, Luiz Kignel.

O presidente da CONIB (Confederação Israelita Brasileira), Claudio Lottenberg, falou que a homenagem também é um reconhecimento a toda comunidade judaica. “Nós temos muito orgulho do trabalho dessa Câmara, particularmente do presidente Milton Leite, que, aliás, não é só o presidente, mas ele é o proponente da homenagem. Portanto, eu vejo com muita alegria. Conheço o Marcos, conheço o seu trabalho, sua dedicação, seu propósito, o compromisso com que ele abraça não só sua atividade como médico, mas dentro da perspectiva da liderança judaica. Em nome da comunidade judaica eu só posso ver com grande alegria essa iniciativa”, comentou.

Veja como foi a solenidade no vídeo abaixo:

Fotos: Yuri Salvador | REDE CÂMARA SP