Primeiro Korczak Day Festival no Brasil acontece próximo domingo, 22 de outubro, na A Hebraica

149
O Centro Januzs Korczak |Nina Korall da Associação Novolhar em parceria com a Hebraica, o Consulado de Israel em São Paulo e a Associação Janusz Korczak do Brasil, promovem o Primeiro Korczak Day Festival, no próximo domingo 22 de outubro de 2017. 
 
O evento, tem a finalidade de homenagear o grande educador polonês Janusz Korczak, nos 75 anos de sua morte e angariar fundos para o Centro Janusz korczak | Nina
Korall.
 
Médico pediatra e pedagogo, Korczak dedicou sua vida aos interesses das crianças. Realizou um grande sonho, fundando um orfanato para cuidar das crianças judias órfãs e carentes, além de escrever vários livros como “O Direito da criança ao respeito” (1929), que foi a base adotada pela ONU, trinta anos depois, para a formulação da declaração dos direitos das crianças, como parâmetro de atuação mundial para a infância.
Após a invasão da Polônia, as tropas nazistas obrigaram as cerca de 200 crianças do orfanato judaico a mudar-se para o gueto de Varsóvia e posteriormente enviados ao campo de concentração de Treblinka, sendo executados numa câmara de gás ao chegarem ao campo de concentração no dia 5 de agosto de 1942.
Apesar das ofertas anteriores de isenção pessoal e salvo-conduto, Korczak permaneceu nas suas incumbências. Ele afirmou: “Não se abandona uma criança doente ou carente durante a noite. Eu tenho duzentos órfãos; num momento como esse, vou ficar ao lado deles a cada minuto”. Eles caminharam até a morte cantando… “Se é necessário morrer sem ter armas para se defender então o único outro jeito de enfrentar esse destino é morrer cantando.”
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1156716674428983/