Negra Li se apresenta com a Orquestra de Violões da CIP sob regência de Claudio Weizmann

“Uma das ênfases da tradição judaica é o vínculo entre dar e receber. Quando damos esforço, tempo e sonhos temos em troca jovens mais fortes, educados e integrados em uma sociedade mais justa e feliz, como podemos ver aqui hoje”. Com estas palavras, o Rabino Ruben Sternschein fez a abertura do espetáculo “Brasil”, no qual a Orquestra Jovem de Violões do Lar das Crianças da CIP dividiu o palco com a cantora Negra Li em um show vibrante e envolvente. O espetáculo aconteceu no dia 09 de abril e teve renda revertida para o Lar das Crianças da Congregação Israelita Paulista (CIP).

Esta foi a primeira vez que uma solista vocal dividiu o palco com a Orquestra Jovem de Violões do Lar, que possui um repertório amplo e internacional e já se apresentou com grandes nomes da música brasileira tais como: Toquinho, Roberto Menescal, Yamandú Costa, Ivan Villela, Oswaldinho do Acordeon e Turíbio Santos.

Com regência do Maestro Claúdio Weizmann, o show reuniu obras de compositores consagrados como Chico Buarque, Lamartine Babo, Pixinguinha, Villa Lobos, Adoniran Barbosa, Ataulfo Alves, Luiz Gonzaga, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Charlie Brown Jr e Tim Maia, entre outros, e contou com a empolgação e a participação do público em diversas músicas, ora catando junto, ora acompanhando com palmas.

“Um exemplo vale mais do que mil palavras, e hoje você estão vendo o resultado de um ano de trabalho. A escolha temática musical para este espetáculo contou com um amplo projeto de pesquisa cultural, com oficinas, exposições e atividades pedagógicas. Negra Li foi convidada a participar do Projeto por sua versatilidade de repertórios e por ser muito aberta a novas parcerias”, destacou o maestro Claúdio Weizmann.

Considerada umas das mais expressivas cantoras da atualidade, Negra Li, que até entoou uma frase em Hebraico na música País Tropical, falou sobre sua participação no Show: “ Me senti muito honrada ao receber este convite e de fazer parte de um espetáculo que valoriza a música brasileira e apresentou parte do trabalho que está sendo desenvolvido por estas crianças e jovens da Orquestra de Violões. Trata-se de um lindo projeto que com certeza faz a diferença navida de muita gente”, destacou. “Participar de uma Orquestra como a do Lar das Crianças dá muita direção e concentraçãopara os jovens, aumentando sua confiança e auto estima”, complementou Marcos Lederman, vice-presidente social da Congregação Israelita Paulista.

Maestro Claudio Weizmann e Negra Li

O Lar das Crianças atende 400 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social e/ou econômica que participam das atividades no contra-turno da escola. Eles recebem alimentação, assistência médica, odontológica, psicológica, fonoaudiológica e pedagógica, além de todo o apoio necessário para sua formação e para que possam profissionalizar-se adequadamente.

Com intensa pesquisa cultural, formação educativa e principalmente boa música, a Orquestra Jovem de Violões do Lar das Crianças completa seis anos ininterruptos de realizações. Regida pelo maestro Cláudio Weizmann, representa o curso de formação musical voltado para 80 crianças e adolescentes que frequentam o Lar das Crianças da CIP ou que vêm das escolas públicas do entorno em busca do aprendizado musical de qualidade e gratuito.

A Orquestra Jovem de Violões do Lar das Crianças tem o apoio do Fumcad e da Fundação Crespi Prado.