fundacao

Na região de Pinheiros, considerada pela grande maioria dos historiadores como o primeiro bairro de São Paulo, e com a presença de diversas etnias estrangeiras, está localizada a Federação Israelita do Estado de São Paulo, a entidade-teto de todas as instituições judaicas do Estado.

A Federação abrange os principais aspectos da vida comunitária, tais como educação, religião, assistência social, serviços fúnebres, esportes, saúde, juventude, terceira idade, apoio às comunidades do litoral e do interior do Estado.

Dentre suas filiadas, existem diversas instituições que, através dos anos, conquistaram destaque nas suas áreas de atuação, contribuindo com a comunidade paulista em geral.

Sua principal bandeira – fortalecer o judaísmo, preservando a continuidade dos valores e tradições judaicas. Participar mais ativamente na vida nacional, objetivando valorizar a comunidade. E desempenhar o importante papel de ser o elo de ligação com a comunidade maior, seus mandatários e com a imprensa.

FUNDAÇÃO

No ano de 1946, o Brasil vivia um novo momento em sua história: a Assembléia Nacional Constituinte inspirava nossos dirigentes. Durante o decorrer da Segunda Guerra Mundial o clima era de apreensão e expectativa.

Ao final do conflito, com o conhecimento das atrocidades cometidas pelos nazistas, tornava-se urgente o acolhimento dos milhares de refugiados da guerra. Muitos deles escolheram como destino o Estado de São Paulo, o qual já contava com entidades judaicas bastante estruturadas.

Surgiu, então, a necessidade de uma federação que coordenasse esta importante missão e criasse os alicerces para uma comunidade organizada. Foi fundada por Leon Feffer (Z’L) e teve como primeiro presidente Moysés Kaufman (Z’L).