Maria Luiza Tucci Carneiro vai falar sobre racismo, ódio e genocídios na Unibes Cultural

11

Com o apoio da Federação Israelita SP e da CONIB, a historiadora e professora da USP Maria Luiza Tucci Carneiro realiza um ciclo de palestras na Unibes Cultural, em São Paulo, com o tema “(In)Tolerância em Tempos Sombrios: Avanços e Retrocessos” sobre racismo, ódio e genocídios nos séculos 20 e 21. As palestras acontecem a partir desta quarta-feira (13), às 19h30, e seguem no mesmo horário nos dias 21 e 27 e 3/04. A entrada é grátis e os ingressos podem ser obtidos na plataforma Sympla.

“Os quatro encontros pretendem analisar como o processo de construção do discurso racista, e mais especificamente o discurso antissemita nos séculos 20 e 21, continua a ser parte viva da memória coletiva e a seduzir países por seus paradigmas”, informa o texto de apresentação do ciclo. “Tanto o negacionismo como a banalização da memória histórica aprofundam ainda mais os sintomas da intolerância e da repressão aos grupos mais vulneráveis.” De acordo com os organizadores do evento, as palestras – que se inserem nos estudos sobre a História das Mentalidades – mostrarão os avanços e recuos das conquistas que marcaram o século 20 como a “era das catástrofes” e, ao mesmo tempo, como a “era dos direitos”. “A abordagem sobre genocídio e crimes contra a humanidade instiga a refletir sobre a responsabilidade do Estado pela preservação dos direitos e da vida dos cidadãos”, destaca ainda o texto. “Consideramos que a educação e o diálogo devem ser valorizados como estratégia enriquecedora para a preservação dos valores democráticos e o respeito aos direitos humanos.”

O ciclo é promovido pela Unibes Cultural em parceria com o Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação (Leer) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, coordenado pela professora Maria Luiza Tucci Carneiro. Docente do Departamento de História da FFLCH, Maria Luiza é autora de Cidadão do Mundo: O Brasil diante do Holocausto e dos Judeus Refugiados do Nazifascismo, Mitos Sobre os Judeus, Impressos Subversivos: Arte, Cultura e Política no Brasil e do romance Os Diabos de Ourém, entre outras obras.

O ciclo de palestras (In)Tolerância em Tempos Sombrios: Avanços e Retrocessos, com a professora Maria Luiza Tucci Carneiro, será realizado nos dias 13, 21 e 27 de março e 3 de abril na Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2.500, Pinheiros, em São Paulo).

Genocídios, antissemitismo e negacionismo

A seguir, a programação completa do ciclo de palestras (In)Tolerância em Tempos Sombrios: Avanços e Retrocessos, com a professora Maria Luiza Tucci Carneiro.

Dia 13 de março, às 19h30: Construção, (des)construção e a veiculação dos discursos de ódio nos séculos 20 e 21: metáforas, antíteses e estigmas

Dia 21 de março, às 19h30: O século dos genocídios: Holocausto, expressão máxima de um projeto étnico-político em prol do extermínio das raças degeneradas

Dia 27 de março, às 19h30: Do antissemitismo tradicional ao antissemitismo moderno

Dia 3 de abril, às 19h30: A persistência de um pensamento racista no Brasil: história, memória e negacionismo